EJA - Educação de Jovens e Adultos como Possibilidade de Transformação Social
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Data
2020-07-15
Autores
Alves, Marlene Rodrigues
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Editor
Resumo
Este  trabalho,intitulado EJA-Educação  de  Jovens  e  Adultos  como Possibilidadede Transformação  Social,objetiva  apresentar  reflexões  sobre  a  importância  da educação  na formação  social  do  indivíduo  como cidadãoatuante  e  crítico dos  acontecimentossociais, históricos  e  políticos. Destaca,  ainda,alguns  fatores que  impactam  na  permanência  e  na evasão  dos  alunos naEJA,  tendo  como  referência a  questão  daspolíticaspúblicasde Educação no  país,  o alto índicede  analfabetismoe  a  importânciada participação de educadores diante dogrande desafio que é o ensino de jovens e adultos trabalhadores. Além da indispensável obra doeducadorPAULO FREIRE, autor de referência mundial, pesquisou-se  ainda em  livros  e  artigos  publicados  em  diversos  meios,  que  apresentam  conteúdos primordiais  sobre aobra  de  autores  quecontribuem  decisivamente  para  o  estudo da  EJA,comoSUSANA  SCHWARTZ eMIGUEL  ARROYO,além  de outrosque  se  dedicam  a ampliar  a  discussão  sobre  o  legado  de  PAULO  FREIRE. Além  disso, recorreu-sea uma consulta documental da legislação que regulamenta aEJA no Brasilpara aprofundar-se em questões que fazem refletir sobre a transformação social na Educação de Jovens e Adultos como criação de políticas públicas específicasna modalidade daEJA.Dentro dessas políticas públicas, o  curso  deLetras -Espanhol  e  Português  como  Línguas  Estrangeiras  (LEPLE)exerce o importantíssimo papel de formação para jovens e adultos que vêm de outrospaíses latino-americanos já em idade incompatível com o ensino regular.Por fim, buscou-seabordar a questão do compromisso educacional sobre cidadãos e cidadãsque retornam aos bancos escolares para  dar  continuidade aos seus  estudose  assimexercer,  de  fato,o seu  direito  à cidadania.
Abstract
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.
Palavras-chave
EJA; Educação; Transformação Social