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dc.contributor.authorLima, Thereza Cristina de Souza
dc.contributor.authorRibeiro, Josiane
dc.contributor.authorLara, Sidney
dc.date.accessioned2020-03-17T13:41:15Z
dc.date.available2020-03-17T13:41:15Z
dc.date.issued2019-09-04
dc.identifier.citationCONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasilpt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5648
dc.descriptionO CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.pt_BR
dc.description.abstractNesta era de mudanças significativas relacionadas a vários aspectos, sobretudo, à vida profissional dos estudantes, o contato entre diferentes culturas tem se tornado imprescindível. Tal aproximação realiza-se de diversas formas, entre as quais destaca-se a internacionalização das instituições de nível superior. As universidades, como fontes de pesquisa, criadoras e divulgadoras de conhecimento, reconheceram a relevância de projetos de internacionalização e aderiram ao programa de internacionalização, em consonância com a portaria no 8, de 2 de janeiro de 2018, assinada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, que aprovou o Regulamento Geral para Projetos Internacionais. Este trabalho tem por objetivo descrever ações relacionadas ao processo de internacionalização, tomadas por uma instituição de ensino superior particular do Paraná, com oferta nas modalidades presencial e a distância, mais especificamente no que tange à mobilidade acadêmica de discentes, docentes e técnicos administrativos. Trata-se de um estudo de caso, pois se abordam ações de uma única instituição, com propósito exploratório e descritivo, uma vez que se almeja relatar e discutir ações referentes à internacionalização. Embora o processo que envolve a internacionalização de uma instituição superior seja abrangente, englobando outros aspectos, optou-se pela mobilidade acadêmica por se tratar ainda de ações incipientes, mas ressalta-se que várias outras ações também estão sendo implementadas para que a internacionalização realmente se efetive na instituição em questão. Como primeiro resultado, sancionou-se a Resolução 339/2018 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição em questão (CEPE), que oficializou a criação do Grupo de Trabalho de Internacionalização, com o objetivo principal de possibilitar a seus docentes, discentes e técnicos administrativos oportunidades e condições de aprofundamento e/ou aperfeiçoamento de seus conhecimentos científicos, tecnológicos e profissionais. Entre as diversas ações tomadas, pode-se citar como exemplo o programa de intercâmbio entre a universidade em pauta e a Universidade de Salamanca, ofertado aos alunos do Mestrado em Educação e Novas Tecnologias dessa instituição. De acordo com esse programa, o mestrando deve apresentar um projeto à universidade receptora, o qual, após aceito, possibilita a realização de pesquisa conjunta, com durabilidade de até 90 dias. Para que tal intercâmbio se efetive, oferta-se ao mestrando uma bolsa de estudos no valor de €1800 (mil e oitocentos euros), além de traslado, passagem área internacional (ida e volta) e seguro viagem. Tal programa é realizado, por meio de edital público específico e processo seletivo, duas vezes ao ano. É de valia observar que, referente à mobilidade supracitada, dois mestrandos brasileiros, em 2018, já passaram pela experiência, a qual avaliaram como extremamente gratificante e de grande valor pessoal e profissional. Ainda dentro do processo de mobilidade com ajuda de curso.pt_BR
dc.description.sponsorshipNúcleo de Estudios e Investigaciones en Educación Superior del Mercosur - NUCLEO Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação na América Latina – EducAL/UNILA Instituto Mercosul de Estudos Avançados – IMEA/UNILA Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais – PROINT/UNILApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMobilidade acadêmicapt_BR
dc.subjectInternacionalização do Ensino Superiorpt_BR
dc.titleAções com vistas à internacionalização: um estudo de casopt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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