Relações entre força de trabalho Uberizada e a necessidade de expansão do capital: análise do caso Sul Americano

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2019-09-19

Autores

Silva, Andriele Aparecida do Nascimento Arnaud Santos da

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O artigo aponta para a relação entre força de trabalho uberizada e a expansão do capital desde os países centrais até a periferia. A uberização, fomentada pelo avanço tecnológico das plataformas digitais, está presente em várias atividades laborais e, a partir da Crise de 2008, se intensificou. Muitos trabalhadores abrem mão de direitos ao tornar-se uberizados para garantir subsistência. Fez-se necessário compreender a acumulação e a expansão do capital na contemporaneidade e conceituar, contextualizar e demonstrar exemplos de uberização do trabalho na América do Sul, através de pesquisa aplicada exploratória, levantamento bibliográfico, uso de fontes estatísticas e dados de organizações que utilizam o trabalho uberizado, dando à pesquisa o caráter qualitativo-quantitativo. Há a necessidade de atenção ao fenômeno da uberização do trabalho porque acarreta precarização para os trabalhadores.

Descrição

Artigo apresentado como trabalho de conclusão de curso na Pós-Graduação (especialização) em Relações Internacionais Contemporâneas da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA)

Palavras-chave

Economia (Expansão do capital), Trabalhadores (Força de trabalho uberizada), Crise econômica de 2007–2008

Citação

SILVA, Andriele Aparecida do Nascimento Arnaud Santos da. Relações entre força de trabalho Uberizada e a necessidade de expansão do capital: análise do caso Sul Americano. 2019. 22p. Artigo científico (Especialização em Relações Internacionais Contemporâneas) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2019.