Mulheres entre fronteiras. Olhares interdisciplinares desde o sul.

Imagem de Miniatura

Data

2019-05

Autores

Ferro, Silvia Lilian
Thomé, Thaise Vieira

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

EDUNILA

Resumo

Este livro surgiu como corolário do curso de extensão Ciclo de Formação em Incorporação da Perspectiva de Gênero nas Políticas Públicas, desenvolvido durante o ano de 2016 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A decisão de publicá-lo teve como base a convicção de gerar perspectivas transversais e regionais em equidade de gênero, ultrapassando barreiras culturais, linguísticas e próprias de cada uma das nossas histórias nacionais. A luta por sociedades mais preocupadas com o bem-estar das pessoas não reconhece fronteiras, sejam geográficas, linguísticas ou disciplinares. Por isso, buscou-se apresentar, nesta obra, um olhar regional, presente não só em razão das nacionalidades e dos idiomas utilizados nos artigos, mas também nas perspectivas disciplinares, nas análises e nos temas. O desafio da integração em meio à diversidade própria desta região trinacional encontra, nesta iniciativa, um fio condutor comum: a vocação para derrubar as desigualdades entre homens e mulheres, propiciando o debate nos espaços públicos além das universidades. Temos em conta as contradições das lutas para ressignificar e democratizar nossos espaços além da casa, ou seja, na sociedade, mas acreditamos na equidade como ferramenta para construir uma realidade mais justa. O curso de extensão foi promovido em parceria com a Comissão da Mulher Advogada de Foz do Iguaçu (PR). Em razão de a UNILA ser uma universidade bilíngue, as aulas foram ministradas em português e espanhol, idiomas também presentes nesta publicação. O projeto foi desenvolvido tendo como público-alvo lideranças das mais diversas áreas de atuação da região da Tríplice Fronteira. Teve como principal objetivo desenvolver capacidades de análise na perspectiva de gênero e ferramentas teóricas capazes de promover a igualdade de gênero em suas áreas de atuação profissional, laboral ou de interesse social.

Descrição

Livro bilíngue (português e espanhol) em coletânea com a participação de autoras de diferentes universidades, organizações civis e países.

Palavras-chave

Interdisciplinar, Estudos de Gênero

Citação

FERRO, S. L. e THOMÉ,T.V. (Orgs.) Mulheres entre fronteiras. Olhares interdisciplinares desd o sul. Foz do Iguaçu: EDUNILA, 2019.