O futuro da Propriedade Intelectual no Brasil: Análise Econômica do Direito sobre o Marco da Ciência, Tecnologia e Inovação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-02-04

Autores

Verde, Lucas Henrique Lima
Miranda, João Irineu de Resende

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Editora Fi

Resumo

A pesquisa que originou este livro, justifica-se, assim, pela oportunidade de sistematizar um estudo da Propriedade Intelectual e Inovação com as visões de ambos os campos, Direito e Economia, com a intenção de iniciar uma discussão sobre o atual Marco Regulatório da Inovação, através das ferramentas, métodos e fundamentos fornecidos pela Análise Econômica do Direito. Para tanto, buscam-se respostas para duas perguntas: 1) É possível utilizar as ferramentas, métodos e fundamentos fornecidos pelo Direito e Economia na avaliação do Marco Regulatório da Inovação? 2) Caso a resposta à primeira pergunta seja sim, qual será o resultado desta análise: o Brasil demonstra ser eficiente ou ineficiente em seus investimentos e políticas públicas de Inovação?

Descrição

Este Livro faz um diagnóstico do cenário brasileiro de inovação, tendo como base os métodos, fundamentos e ferramentas da Análise Econômica do Direito (AED) no tocante à Propriedade Intelectual, e tendo como objeto de avaliação o novo Marco da Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei n. 13.243/2016).

Palavras-chave

Ciência e Tecnologia, Inovação, Propriedade Intelectual, Direito, Economia

Citação

VERDE, Lucas Henrique Lima; MIRANDA, João Irineu de Resende. O futuro da Propriedade Intelectual no Brasil: Análise Econômica do Direito sobre o Marco da Ciência, Tecnologia e Inovação. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2019, 143 p.