Aliando novas tecnologias ao ensino de PLE: o uso das assistentes pessoais em sala de aula
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo discutir a possibilidade da utilização das Assistentes Pessoais Inteligentes (Intelligent Personal Assistants - IPAs) em sala e qual a possível contribuição dessas tecnologias para o contexto de ensino-aprendizagem de línguas. É feita uma apresentação das assistentes, então associa-se o método da abordagem comunicativa com a construção das redes semânticas utilizada pelas assistentes. Também é feito um comparativo da complexidade das linguagens artificiais e naturais, observando a viabilidade de uso destas ferramentas no ensino-aprendizagem de línguas. Para isso, foi feita uma leitura e revisão de textos teóricos sobre o uso de novas tecnologias em sala de aula, como funcionam as assistentes pessoais, sobre a abordagem comunicativa, a complexidade das línguas e o pressuposto semântico da construção das línguas artificiais, identificando e destacando os pontos de convergência entre a abordagem e a lógica seguida pelas IPAs, a fim de entender como sua aplicação pode ser justificável e proveitosa em contexto de sala de aula. Por fim, uma proposta de sequência didática com o uso das IPAs é apresentada. This paper aims to discuss the possibility of using Intelligent Personal Assistants
(IPA) in the classroom and what the possible contribution of these technologies for
teaching and learning languages. A presentation of the assistants is made. Than the
method of the communicative approach is associated with the construction of the
semantic networks used by the assistants. Also, the complexity of the artificial and
natural languages is made, observing the feasibility of using these tools in the
teaching-learning of languages. In order to do this, was made a revision of theoretical
texts on the use of new technologies in the classroom; of how the personal assistants
work; about the communicative approach; of the complexity of the languages; and
about the semantic presupposition of the construction of the artificial languages. The
points of convergence between the approach and the logic followed by the IPA were
highlighted in order to understand how its application can be justifiable and beneficial
in the classroom context. Finally, a proposal for a didactic sequence with the use of
IPAs is presented El presente trabajo tiene como objetivo debatir la posibilidad de la utilización de las
Asistentes Personales Inteligentes (IPAs - Intelligent Personal Assistants ) en el aula
y cuál es la posible contribución de esas tecnologías al contexto de enseñanza y
aprendizaje de lenguas. Se hace una presentación de las asistentes, entonces se
asocia el método del enfoque comunicativo a la construcción de las redes
semánticas utilizada por las asistentes. También se hace un comparativo de la
complejidad de los lenguajes artificiales y naturales, observando la viabilidad de uso
de estas herramientas en la enseñanza-aprendizaje de lenguas. Así, se realizó una
lectura y revisión de textos teóricos sobre el uso de nuevas tecnologías en el aula,
cómo funcionan las asistentes personales, sobre el enfoque comunicativo, la
complejidad de las lenguas y la premisa semántica de la construcción de las lenguas
artificiales, identificando y destacando los puntos de convergencia entre el enfoque y
la lógica seguida por las IPAs, a fin de entender cómo su aplicación puede ser
justificable y provechosa en contexto de aula. Por último, se presenta una propuesta
de secuencia didáctica con el uso de las IPAs