Ensino de Ciências e Matemática para Séries Finais - Ens. Fundamental
Browse by
Todos os documentos dessa coleção podem ser acessados, porém, mantendo os direitos dos autores pela citação da origem.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Recent Submissions
-
A compreensão do conceito e operações básicas envolvendo frações com a utilização de materiais manipuláveis
(2016)Este trabalho busca respostas sobre os impactos causados no processo de ensino-aprendizagem pela utilização de materiais lúdicos manipuláveis em aulas de matemática, especificamente, no ensino de frações. O experimento foi ... -
O raciocínio lógico entendido como disciplina no Estado do Mato Grosso do Sul
(2016)A Lógica é uma ciência que promove o desenvolvimento do raciocínio, contribuindo para o aprendizado, independente da disciplina que se pretende ensinar. Através de experiências do aprendizado do raciocínio lógico percebe-se ... -
Gamificação, lúdico e interdisciplinaridade como instrumentos de ensino
(2016)O objetivo geral é analisar gamificação como solução no processo de ensino. Os objetivos específicos são compreender a gamificação no processo de ensino e demonstrar ferramenta pedagógica gamificada interdisciplinar. A ... -
A (Inter) Relação da matemática e a química: uma visão pontual de alunos do 1º ano do ensino médio
(2016)Em um ambiente escolar a (inter)relação entre disciplinas é um desafio para professores e alunos, uma vez que é necessário fazer com que um tema aborda - em determinada disciplina - tenha uma conexão direta com uma ou ... -
Aplicação da astronomia no ensino da matemática
(2016)O presente trabalho tem por finalidade mostrar algumas situações problema envolvendo a Matemática e Astronomia. Desde os tempos mais remotos, a Matemática e a Astronomia já se interligavam, os povos utilizaram elementos da ... -
Modelagem matemática como ferramenta de ensino
(2016)O presente trabalho aborda a prática da Modelagem Matemática, concebida numa perspectiva de Ensino Matemática. Inicialmente, apresentamos algumas concepções de Modelagem Matemática, destacando algumas considerações para ... -
Uma aboradagem lúdica do tema transversal cultura africana no ensino de matemática
(2016)O universo pedagógico escolar deve ser construído de forma a assegurar não apenas a transmissão de conhecimentos aos alunos, mas a assimilação e contextualização destes conteúdos pelos mesmos, visando a construção, com ... -
Teoria e prática: uma sugestão utilizando modelagem matemática
(2016)O presente trabalho tem como objetivo expor e refletir as problemáticas do ensino de matemática brasileiro. Faz-se levantamentos acerca da formação dos professores e reflexões sobre a defasagem do ensino aprendizagem ... -
Utilização do blog como ferramenta de ensino
(2016)Essa pesquisa mostra o desfecho de um projeto efetuado com quinze professores da rede estadual de ensino, que teve como objetivo analisar a utilização do Blog no ensino e verificar a continuidade de seu emprego pelos ... -
Geogebra: um recurso na construção do conhecimento de área e perímetro
(2016)No presente trabalho, avaliamos a funcionalidade do uso do software Geogebra para o ensino do conteúdo de áreas e perímetros para uma turma do sétimo ano do ensino fundamental. Para isso foram propostas 11 atividades ... -
As TICs auxiliando o ensino da matemática na sala de apoio de aula do sexto ano
(2016)No presente trabalho foi investigado o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no contexto da sala de apoio a aprendizagem (SAA). Para verificar a efetividade desta ferramenta, aplicamos o uso de TICs para ... -
Uma abordagem problematizada em química experimental
(2016)O processo de ensino que envolve a disciplina de Química vem sendo discutido cada vez mais nos últimos anos visando torná-la mais atrativa aos alunos e aumentar, ao mesmo tempo, assimilação dos conteúdos contidos na ...