Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGoes, Andrew Cesar de
dc.contributor.authorSouza, Éder Cristiano de
dc.date.accessioned2018-11-05T18:27:47Z
dc.date.available2018-11-05T18:27:47Z
dc.date.issued2018-01-15
dc.identifier.citationGOES, Andrew Cesar de; SOUZA, Éder Cristiano de. A GUERRA DO PARAGUAI EM MANUAIS DIDÁTICOS: FONTES PARA ANÁLISE DA CULTURA ESCOLAR E DA CULTURA HISTÓRICA... In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78022-A-GUERRA-DO-PARAGUAI-EM-MANUAIS-DIDATICOS--FONTES-PARA-ANALISE-DA-CULTURA-ESCOLAR-E-DA-CULTURA-HISTORICA>. Acesso em: 05/11/2018 18:26pt_BR
dc.identifier.issn978-85-5722-053-9
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/4187
dc.descriptionAnais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.pt_BR
dc.description.abstractA Guerra da Tríplice Aliança, ou Guerra do Paraguai, tem sido tema de pesquisa e debate desde a época do fim do conflito em 1870. Ao largo deste período diversas interpretações, abordagens e métodos historiográficos produziram mudanças nas formas de narrar essa história, sendo possível destacar três grandes vertentes historiográficas sobre o conflito: a versão tradicionalista; revisionista; e a neorrevisionista. O presente trabalho toma como fonte de investigação manuais didáticos de história, entendidos como fontes para análise da cultura escolar (FORQUIN, 1993) e da cultura histórica (RÜSEN, 1994), com o objetivo de identificar as relações entre as narrativas produzidas pelos manuais e as influências recebidas das diversas vertentes historiográficas. Espera- se, com isso, problematizar as relações entre a história produzida nas universidades e a história vivenciada na escola, contribuindo para ampliação das discussões sobre a didática da história e a cultura históricapt_BR
dc.description.sponsorshipUNILApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEven3pt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectGuerra do Paraguaipt_BR
dc.titleA Guerra do Paraguai em manuais didáticos: fontes para análise da cultura escolar e da cultura históricapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples