dc.contributor.author | Goes, Andrew Cesar de | |
dc.contributor.author | Souza, Éder Cristiano de | |
dc.date.accessioned | 2018-11-05T18:27:47Z | |
dc.date.available | 2018-11-05T18:27:47Z | |
dc.date.issued | 2018-01-15 | |
dc.identifier.citation | GOES, Andrew Cesar de; SOUZA, Éder Cristiano de. A GUERRA DO PARAGUAI EM MANUAIS DIDÁTICOS: FONTES PARA ANÁLISE DA CULTURA ESCOLAR E DA CULTURA HISTÓRICA... In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78022-A-GUERRA-DO-PARAGUAI-EM-MANUAIS-DIDATICOS--FONTES-PARA-ANALISE-DA-CULTURA-ESCOLAR-E-DA-CULTURA-HISTORICA>. Acesso em: 05/11/2018 18:26 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 978-85-5722-053-9 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/4187 | |
dc.description | Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Guerra da Tríplice Aliança, ou Guerra do Paraguai, tem sido tema de pesquisa e
debate desde a época do fim do conflito em 1870. Ao largo deste período diversas
interpretações, abordagens e métodos historiográficos produziram mudanças nas formas
de narrar essa história, sendo possível destacar três grandes vertentes historiográficas
sobre o conflito: a versão tradicionalista; revisionista; e a neorrevisionista. O presente
trabalho toma como fonte de investigação manuais didáticos de história, entendidos
como fontes para análise da cultura escolar (FORQUIN, 1993) e da cultura histórica
(RÜSEN, 1994), com o objetivo de identificar as relações entre as narrativas produzidas
pelos manuais e as influências recebidas das diversas vertentes historiográficas. Espera-
se, com isso, problematizar as relações entre a história produzida nas universidades e a
história vivenciada na escola, contribuindo para ampliação das discussões sobre a
didática da história e a cultura histórica | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UNILA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Even3 | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Guerra do Paraguai | pt_BR |
dc.title | A Guerra do Paraguai em manuais didáticos: fontes para análise da cultura escolar e da cultura histórica | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |