• Ação e inclusão 

      Nascimento, Gisele Fraga do; Schwarz, Josi Cristina; Machado, Joice; Haencke, Willian (Proex/Unila, 2017)
      Introdução: O projeto Ação e Inclusão é uma ação do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE) do IFRS, Campus Restinga, que consiste em verificar, avaliar adaptar e desenvolver recursos ...
    • Africanidades: novos caminhos, primeiros passos 

      Barbosa, Izabel Espindola; Barbosa, Izabel Espindola; Valle, Dariane Andrade; Amorim, Charles Goiabeira de (Proex/Unila, 2017)
      O Curso de Formação Continuada:"Africanidades: desconstruindo a invisibilidade afro-brasileira" foi organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFFAR - Campus São Borja, que integra a Coordenação ...
    • Bem-Estar Animal: uma forma interdisciplinar de integrar a Escola e a Comunidade 

      Ayres-Peres, Luciane; Santos, Jairo Conceição da Silveira dos (Proex/Unila, 2017)
      Com o enfoque na interdisciplinaridade, devido às diversas mudanças nos paradigmas da sociedade, o projeto visou abordar, com os alunos do 7° ano da Escola de Ensino Fundamental São José, no município de Jaguari/RS, as ...
    • Cinegrafando a Educação: ações extensionistas a partir da sétima arte 

      Oliveira, Valeska Fortes de; Silva, Karoline Regina Pedroso da; Meili, Viviane (Proex/Unila, 2017)
      Este trabalho contempla ações desenvolvidas no projeto extensionista “Cinegrafando a educação – experiências formativas em cinema: até onde a sétima arte pode chegar?” do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e ...
    • Conversas sobre Cinema Brasileiro 

      Stecz, Solange Straube (Proex/Unila, 2017)
      ​ Discutir acesso ao cinema brasileiro através de encontros com professores pos​ sibilitando o acesso à produção audiovisual. Visa sensibilização para narrativas audiovisuais. Exibições mensais de filmes seguidos de ...
    • Costurinhas: alinhavando autorias 

      Foohs, Marcelo Magalhães; Bastos, Ester Julice dos Santos (Proex/Unila, 2017)
      O projeto Costurinhas, ocorrido no segundo semestre de 2016, consistiu em oficinas de confecção de artefatos envolvendo as fases de planejamento, produção manual de artesanato de feltro e avaliação do processo. O objetivo ...
    • Cote'Coi - coletivo teatral: da vida ao teatro 

      Macedo, André de Souza; Turcatti, Thiago Lopez (Proex/Unila, 2017)
      Este trabalho explica a gênese do projeto de extensão COTE’COI e como se desenvolveram algumas de suas ações entre os anos de 2015/2017. O projeto de extensão COTE’COI visa à produção artística e cultural na cidade de ...
    • Criação de um kit de fósseis do Paraná para inserção na Educação 

      Liccardo, Antonio; Lopes, Christopher Vinicius Santos, Mário Cézar (Proex/Unila, 2017)
      No âmbito do projeto de extensão Geodiversidade na Educação, em atividade na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) desde 2011, vêm sendo concebidos materiais para uso no ensino/aprendizagem de geociências. Nesse ...
    • Curso de extensão em Histórias e Culturas Indígenas 

      Brighenti, Clovis Antonio; Lima, Bárbara Ferreira de; Barbosa, Aline da Silva (Proex/Unila, 2017)
      Durante a gestão do Presidente Luis Inácio Lula da Silva, a trajetória de lutas dos movimentos sociais negros e indígenas levou a conquista da Lei 11.645/2008, que modifica as diretrizes e bases da educação nacional, ...
    • Curso preparatório para processo seletivo do Instituto Federal Farropilha: cinco anos construindo sonhos 

      Machado, Alexander da Silva; Beque, Camila da Silva; Burin, Helena Maria Monteiro; Burin, Heloisa Maria Monteiro; Ribeiro, Lara Caetano; Kaefer, Maria Teresinha Verle (Proex/Unila, 2017)
      O projeto de extensão do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja, Curso Preparatório para o Processo Seletivo, também conhecido como CPPS, tem por objetivo fornecer aos alunos de escolas públicas da cidade, que ...
    • Despertar 

      Bonatto, Alexsandro; Popiolek, Carine Ivone; Aguiar, Bárbara Cardoso; Antonacci, Giovanna; Weber, Victor; Castello, João (Proex/Unila, 2017)
      O Programa Despertar tem como objetivo principal fomentar o empreendedorismo no IFRS Campus Restinga, o que será realizado através de projetos e ações que contribuam para o desenvolvimento interpessoal, reforçando ...
    • Escola de Capatazes: capacitação educativa e profissional para trabalhadores rurais 

      Marçal, Wilmar Sachetin; Estevam, Kamille Jorge (Proex/Unila, 2017)
      A pecuária bovina, para ser sustentável, necessita de qualificação da mão de obra rural contínua e atualizada. Nesta ótica, surgiu em 2010 na Universidade Estadual de Londrina o projeto de extensão ESCOLA DE CAPATAZES, com ...
    • Extensão no LATUR - Laboratório de Pesquisa em Turismo 

      Dalchiavon, Ligia; Gonçalves, Bibiana Schiavini; Gonçalves, Isabela Ferreira; Mello, Susana Morales; Rodrigues, Larissa Martins (Proex/Unila, 2017)
      O Programa “Extensão no LATUR – Laboratório de Pesquisa em Turismo”, vinculado ao Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, visa agregar os projetos de extensão a serem vinculados ...
    • Importância das Mídias Digitais na construção do processo ensino-aprendizagem em farmacologia 

      Tashima, Cristiano Massao; Silva, Laísa Ferreira da; Oliveira, Leticia Coutinho de (Proex/Unila, 2017)
      O trabalho refere-se à utilização das tecnologias digitais, especificamente no uso de vídeos como ferramentas na formação educacional. O uso do vídeo como recurso no processo de ensino trouxe a possibilidade de ...
    • "Incubadora dos Direitos Sociais - Patronato": uma análise do subprograma no Município de Londrina (PR) 

      Silva, Ana Lucia Ferreira da; Oliveira, Daniela Simitan Claro de; Barrios, Juliana Bicalho de Carvalho (Proex/Unila, 2017)
      Este trabalho tem como objetivo analisar o Subprograma: Incubadora dos Direitos Sociais – PATRONATO no município de Londrina. Através da pesquisa qualitativa, o estudo apresenta o percurso do Subprograma desde a sua ...
    • Informação e integração: o IFSUL na Fronteira e a Fronteira no IFSUL 

      Dinis, Miguel Angelo Pereira; Pereira, Eduarda Elizabeth Machado; Codina, Lorena Diaz (Proex/Unila, 2017)
      Este projeto vem cumprindo uma função social importante para o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), que ainda é pouco conhecido na fronteira, através da divulgação em escolas públicas de Santana do Livramento (Brasil) ...
    • Laboratório Gilberto Freyre: ressinificando a cidadania nos entornos de União da Vitória, Paraná à luz de práticas extensionistas 

      Almeida, Antonio Charles Santiago (Proex/Unila, 2017)
      O Laboratório de pesquisa/extensão Gilberto Freyre, cadastrado na Pró- Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Paraná – Unespar, Campus de União da Vitória, é um Programa de Extensão que, entre outras coisas, ...
    • Memorial Antonieta de Barros: a experiência de iniciativas de Promoção da Igualdade Racial por meio de projetos de extensão univertiária 

      Cardoso, Paulino de Jesus Francisco; Luiz, Mariana Probst; Fernandes, Moroni Nunes (Proex/Unila, 2017)
      O Programa Memorial Antonieta de Barros é uma ação de extensão universitária, de abrangência nacional, interinstitucional e intercentros. Tem por objetivo o combate ao racismo e a promoção da igualdade racial por meio ...
    • Minicurso: Projeto Rondon - primeiros socorros para leigos 

      Bica, Claudia Giuliano; Diniz, Artur Camargo (Proex/Unila, 2017)
      Introdução: O Projeto Rondon é uma ação extensionista voluntária que visa levar informação à comunidades menos favorecidas, com baixo IDH, em especial focar na capacitação de multiplicadores a fim de sistematizar ...
    • NET: Núcleo de Estudos Teatrais 

      Mirandola Junior, Severino; Bastos, Adeilma Carneiro; Mastella, Adriano Silveira; Roratto, Cauê; Mota, Francisco Moreira da; Fogaça, Frederson; Bittencourt, Icaro; Lopes, Laís Tredicci; Morais, Vitor Mateus (Proex/Unila, 2017)
      O programa de extensão denominado “NET – Núcleo de Estudos Teatrais” do campus São Francisco do Sul, atua no campo do teatro como forma de expressão, desenvolvimento, educação e cultura. Abrange alunos dos cursos superiores ...