Experiências de ensino e aprendizagem: Pibid e a escola
View/ Open
Date
2014-10Author
Brito, Ana Paula
Maganha, Josiane Geremias
Metadata
Show full item recordAbstract
Este trabalho discute os impactos do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
(PIBID) na Educação Básica. Dessa forma, pretendeu-se responder ao seguinte questionamento: Quais
as experiências de ensino- aprendizagens são oportunizadas na relação PIBID-ESCOLA? Por meio de
uma pesquisa bibliográfica procurou-se relatar as experiências promovidas na inserção dos
licenciandos na escola de educação básica. Com esta finalidade, o objetivo norteador deste trabalho foi
compreender a importância da relação teoria-prática no processo de formação inicial, tendo como
alicerce teórico as considerações de PIMENTA (1997 e 2006). Por fim concluiu-se que a união
indissociável de teoria e prática deve permear toda a ação docente para desenvolver a prática
pedagógica mais concreta e significativa. Assim sendo é imprescindível evidenciar as contribuições do
PIBID que propõe a efetivação de uma formação inicial mais sólida, uma vez que neste projeto torna-
se mais evidente a correlação entre teoria e prática