A utilização de meios tecnologicos e materiais didáticos para o estudo da trigonometriacomo forma de diversificação e aprimoramento no ensino de matemática
Visualizar/ Abrir
Data
2014-10Autor
Ribeiro, John Lenon
Rosa, Alice Emily Antunes da
Nacimento, Maristel do
Vieira, Rita de Cássia Amaral
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente artigo traz uma proposta de sequência de atividades e a discussão da intervenção
pedagógica, realizada em sala de aula, com o objetivo de possibilitar os alunos reverem e melhor
compreenderem os conceitos de funções trigonométricas. As atividades foram elaboradas para uma 4a série
do Ensino Médio Profissional, segundo o pressuposto que a utilização de materiais didáticos e recursos
tecnológicos contribuem positivamente na compreensão de conceitos matemáticos. Os resultados
observados, até o momento, justificaram o pressuposto citado e apontaram também que os conteúdos,
quando abordados de forma reflexiva e contextualizada, contribuem de forma significativa para o
desenvolvimento do aluno. Percebeu-se ainda que esta proposta facilita ao professor articular um trabalho de
forma a levar os alunos a construírem conceitos matemáticos e participarem ativamente das aulas