A prática da Ecopedagogia e suas possibilidades
Abstract
O presente trabalho, sendo parte do requisito para a conclusão do curso de
especialização em educação ambiental, foi elaborado durante um processo de
apredizagem e comprometimento com o meio ambiente. Foi pensado no tema plantas
medicinais e aromáticas como proposta ecopedagógica, na escola e pela ação direta do
professor na sala de aula na perspectiva de desenvolver uma consciência ecológica
correta desde a infância nas pessoas. Desta maneira, para saber como a cultura e o nível
de conhecimento sobre as plantas medicinais e aromáticas e o uso das mesmas têm sido
consideradas por parte da comunidade escolar foi necessário: identificar o interesse por
parte dos docentes no assunto, fazer um levantamento do conhecimento da comunidade,
disponibilizar informações para o emprego correto das plantas medicinais. Sensibilizar os
alunos em relação a importância da cultura que envolve as plantas medicinais e
aromáticas, trazendo para o meio escolar a experiência de suas famílias. Durante o
processo foi possível notar que a cultura do uso das plantas medicinais e aromáticas está
presente em todas as pessoas envolvidas no projeto e que é do interesse de todos
ampliar seu conhecimento sobre o mesmo. O tema gerador foi pensado como
oportunidade para fortalecer a cultura do uso das plantas medicinais transformando essas
informações numa ferramenta didática na escola como tema gerador para uma
possibilidade de um espaço educador sustentável The present work, being part of the requirement for the completion of the specialization
course in environmental education, was elaborated during a process of learning and
commitment to the environment. It was thought of the theme of medicinal and aromatic
plants as an ecopedagogic proposal, in school and by the direct action of the teacher in
the classroom with the perspective of developing a correct ecological awareness from
childhood on people. Thus, to know how the culture and level of knowledge about
medicinal and aromatic plants and their use have been considered by the school
community was necessary: to identify the interest on the part of the teachers in the
subject, to make a knowledge survey Of the community, to provide information for the
correct use of medicinal plants. Sensitize the students in relation to the importance of the
culture that involves the medicinal and aromatic plants, bringing to the school the
experience of their families. During the process it was possible to notice that the culture of
the use of medicinal and aromatic plants is present in all the people involved in the project
and that it is in everyone's interest to broaden their knowledge about it. The generative
theme was thought as an opportunity to strengthen the culture of the use of medicinal
plants, transforming this information into a didactic tool in the school as the generating
theme
for
a
possibility
of
a
sustainable
educator
space