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dc.contributor.advisorObando Morán, Johnny Octavio
dc.contributor.authorSilva, Felipe Espinola Baptista da
dc.date.accessioned2017-03-16T14:22:17Z
dc.date.available2017-03-16T14:22:17Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.citationSILVA, Felipe Espinola Baptista da. Estudo preliminar do sistema simbólico Mbyá Guarani contido no primeiro capítulo do Ayvu Rapyta. 2016. 36 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras, Artes e Mediação Cultural) – Universidade Federal da Integração Latino Americana, Foz do Iguaçu, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/1502
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à o btenção do título de Bacharel em Letas, Artes E Mediação cultural. Orientador: Johnny Octavio Obando Moranpt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa busca fazer um estudo introdutório dos principais símbolos contidos no primeiro poema da obra mais famosa do antropólogo paraguaio, León Cadogan: o Ayvu Rapyta — cantos miticos de los Mbyá-Guaraní del Guairá (1959). Estes símbolos, dignos de atenção, a surgir no primeiro capítulo são: o Ser Supremo, o Colibri (ou Beija-Flor) e a Coruja. A partir da localização dessas entidades simbólicas foram evidenciadas suas principais características e seu comportamento, antecedidas sempre por uma contextualização de como tais símbolos são utilizados em outros pontos geográficos, levando em consideração as semelhanças e diferenças, bem como a sua universalidade, que surgem na história do pensamento religioso, estético, etc., como uma forma de enunciar o indizível. A pesquisa se amplia quanto ao significado dos conceitos de mito e o de símbolo, feitos por outros, para nossa compreensão dos três símbolos supracitados. Apesar de identificados tais símbolos, existem certos empecilhos em adentrar no interior de cada um deles, do ponto de vista Mbyá-Guarani, visto as particularidades que são inseridas nos seus símbolos por influência geográfica e intelectual. Por este motivo o trabalho é também delineamento de uma possível estratégia que irá auxiliar-nos em futuras investigações da simbólica e simbologenética Mbyá-Guaranipt_BR
dc.description.abstractEsta investigación busca hacer un estudio introductorio de los principales símbolos presentes en el primer poema de la obra más famosa del antropólogo paraguayo, León Cadogan: o Ayvu Rapyta — cantos miticos de los Mbyá-Guaraní del Guairá (1959). Estos símbolos, dignos de atención, que surgen en el primer capítulo son: el Ser Supremo, el Colibrí (o Picaflor) y la lechuza. A partir de la localización de esas entidades simbólicas fueron evidenciadas sus principales características, y su comportamiento, antecedidas siempre por una contextualización de cómo tales símbolos son utilizados en otros puntos geográficos, considerando las semejanzas y diferencias, tanto como su universalidad, que surgen en la historia del pensamiento religioso, estético, etc., como una forma de enunciar lo indecible. La investigación se amplía cuanto al significado de los conceptos de mito y de símbolo, elaborados por otros, para nuestra comprensión de los tres símbolos citados anteriormente. A pesar de identificados tales símbolos, existen ciertos impedimentos para adentrar el interior de cada uno de ellos, desde el punto de vista Mbyá-Guarani, por las particularidades que son inseridas en los símbolos por influencia geográfica e intelectual. Por este motivo el trabajo también es un delineamiento de una posible estrategia que nos ayudará en futuras investigaciones de la simbólica y simbologenética Mbyá-Guarani
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSistema simbólico - Mbyá Guaranipt_BR
dc.subjectAyvu Rapyta (1959) - cantos miticos de los Mbyá-Guaraní del Guairápt_BR
dc.titleEstudo preliminar de três simbólicos Mbyá Guarani contidos no primeiro poema do Ayvu Rapytapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


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