TCC - Química - Licenciatura
URI Permanente para esta coleção
ILACVN - Centro de Ciências da Natureza - Licenciatura em Química
Navegar
Navegando TCC - Química - Licenciatura por Assunto "Casos investigativos. Balanço de saber. Tripleto Químico"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Uso de Casos Investigativos na Aprendizagem Química em Tempos de Pós Pandemia(2022) Dias, Raquel Rodrigues; Francisco, WelingtonO presente trabalho apresenta a aplicação de uma atividade que faz uso de casos investigativos (CI) como promotor da aprendizagem química, atrelados à relação com o saber, em um cenário pós pandemia. O objetivo foi investigar as fragilidades e defasagens dos estudantes em relação aos conhecimentos químicos causados pela pandemia de COVID-19 e quais conceitos e saberes puderam ser aperfeiçoados como o uso do CI. A metodologia escolhida foi a qualitativa, do tipo pesquisa participante (PP), a qual buscou o engajamento e o protagonismo dos estudantes. O caso foi aplicado em uma turma de segundo ano do ensino médio, em um colégio da rede pública de Foz do Iguaçu e o tema partiu do interesse dos próprios estudantes, sendo a temática Química forense escolhida por eles. Os estudantes foram divididos em dois grupos, foi realizada a leitura do caso e sequencialmente, houve a investigação dos laudos, análise e proposição da elucidação do caso. Feitas as análises sobre os dados coletados, foi possível concluir que houveram defasagens nos conteúdos químicos trabalhados durante a pandemia, já que os estudantes tiveram difculdades em transitar pelos níveis de conhecimento, ficando principalmente no nível de experiências. Além do mais, foi possível comprovar que o uso de casos investigativos proporcionam uma aprendizagem ativa e desafiante aos estudantes, os tornando protagonistas do seu processo de aprendizagem.