Ensino de Ciências e Matemática para Séries Finais - Ens. Fundamental
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ensino de Ciências e Matemática para Séries Finais - Ens. Fundamental por Assunto "Lógica"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O raciocínio lógico entendido como disciplina no Estado do Mato Grosso do Sul(2016) Foletto, Suellen Cristina; Rocha, Flávio de MatosA Lógica é uma ciência que promove o desenvolvimento do raciocínio, contribuindo para o aprendizado, independente da disciplina que se pretende ensinar. Através de experiências do aprendizado do raciocínio lógico percebe-se o potencial que ele possui se ensinado para os alunos como uma disciplina, já que, para a teoria das inteligências múltiplas, todos os indivíduos possuem diversos tipos de inteligência, em diversos níveis distintos, sendo que toda inteligência pode ser aguçada e trabalhada para que demonstre-se com maior nível. Sendo assim muito melhor seria se tal inteligência contasse com um momento único e favorável para o seu desenvolvimento. Tratado como disciplina, o raciocínio lógico mostra-se como uma ferramenta extremamente importante para o desenvolvimento do aprendizado, que por meio dele parece mais significativo, já que o raciocínio lógico fundamenta com eficiência a construção do raciocínio correto, sendo ele utilizado na resolução de problemas. Por isso, em função dos muitos benefícios proporcionados pela Lógica, ela tem sido utilizada sempre que possível por professores no processo de ensino-aprendizagem nas mais variadas disciplinas, uma vez que os resultados obtidos são extremamente consideráveis. Percebendo essa situação o Estado do Mato Grosso do Sul introduziu em sua grade curricular a disciplina de Raciocínio Lógico, tornando-a uma disciplina que conta com uma hora aula semanal, o qual foi inserido no ensino fundamental das séries finais e ensino médio, trazendo assim conhecimentos específicos da lógica para o ambiente de ensino e aprendizagem, proporcionando aos estudantes mais uma ferramenta útil para o desenvolvimento do seu conhecimento científico e diário.