Ensino de Ciências e Matemática para Séries Finais - Ens. Fundamental
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ensino de Ciências e Matemática para Séries Finais - Ens. Fundamental por Assunto "Jogos"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Uma aboradagem lúdica do tema transversal cultura africana no ensino de matemática(2016) Cassuboski, Patricia Maria de Sousa; Sossmeier, Kelly DaianeO universo pedagógico escolar deve ser construído de forma a assegurar não apenas a transmissão de conhecimentos aos alunos, mas a assimilação e contextualização destes conteúdos pelos mesmos, visando a construção, com bases sólidas, do conhecimento. Tratando-se do ensino de matemática, além do conhecimento evolutivo desta, o desafio é conseguir instrumentar o aluno sobre todas as bases fazendo-o perceber que estes conhecimentos estão presentes em quase todas as situações do seu dia a dia, seja de forma bastante direta ou seja indiretamente, vencendo a barreira pré-estabelecida de que esta é uma disciplina difícil ou desnecessária. A inserção de atividades lúdicas no ensino de matemática é uma ferramenta útil para vencer este desafio. No Brasil, a organização do conhecimento escolar é estabelecida através dos currículos e as práticas pedagógicas propostas pelos professores devem ser elaboradas de forma a abordar os conteúdos e temas constantes dos mesmos. Dentre os temas a serem tratados, alguns são determinados por leis. Este trabalho traz uma proposta metodológica que busca assegurar a implementação da Lei n° 11.645/08, que alterou a Lei n° 10.639/03 e incluiu, no currículo oficial da rede de ensino, a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Apresenta-se uma proposta metodológica para uma abordagem lúdica do tema transversal: “Cultura Africana no Ensino de Matemática”, propondo-se a exploração pedagógica dos conceitos matemáticos presentes nos jogos africanos, voltada para alunos do Ensino Fundamental II. Os jogos africanos pesquisados e que se propõe explorar são: Mancala, Shisima e Yoté. O trabalho mostra que é possível trazer este tipo de atividade para a sala de aula, sendo que além de instrumentos para tratar as questões da transversalidade, como o tema Cultura Africana, e assegurar a implementação de leis que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, pode-se usar os jogos para abordar conteúdos específicos da disciplina de matemática.Item A compreensão do conceito e operações básicas envolvendo frações com a utilização de materiais manipuláveis(2016) Thiele, Luciane; Sossmeier, DaianeEste trabalho busca respostas sobre os impactos causados no processo de ensino-aprendizagem pela utilização de materiais lúdicos manipuláveis em aulas de matemática, especificamente, no ensino de frações. O experimento foi desenvolvido em uma escola pública do Município de Missal no Estado do Paraná, e envolveu uma turma de 25 alunos do 6º ano do ensino fundamental.Item As TICs auxiliando o ensino da matemática na sala de apoio de aula do sexto ano(2016) Valim, Josiane do Amaral; Bloot, RodrigoNo presente trabalho foi investigado o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no contexto da sala de apoio a aprendizagem (SAA). Para verificar a efetividade desta ferramenta, aplicamos o uso de TICs para alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. Como metodologia foi realizada uma avaliação baseada na prova Brasil de Matemática para um grupo de 15 estudantes, a fim de mensurar os conhecimentos e dificuldades que os mesmos possuíam na disciplina de Matemática Em seguida, foram introduzidas atividades com uso de jogos com auxilio de ferramentas da informática para o grupo de alunos que obteve um desempenho não satisfatório no teste aplicado inicialmente. Constatamos com testes subsequentes uma substancial melhora do desempenho destes alunos após o uso destas ferramentas (TICs) quando usada de forma combinada com conteúdos de Matemática.