Ensino de Ciências e Matemática para Séries Finais - Ens. Fundamental
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ensino de Ciências e Matemática para Séries Finais - Ens. Fundamental por Assunto "Ensino"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Uma abordagem problematizada em química experimental(2016) Chaiben, Leize Aparecida; Góes, Márcio de SousaO processo de ensino que envolve a disciplina de Química vem sendo discutido cada vez mais nos últimos anos visando torná-la mais atrativa aos alunos e aumentar, ao mesmo tempo, assimilação dos conteúdos contidos na Química. Atualmente é muito comum observar a falta de interesse e motivação dos alunos na disciplina, pois os alunos apresentam dificuldades em associar os conceitos apresentados porque estão condicionados a memorização dos conceitos e fórmulas. Para mudar este quadro, uma das vertentes é o uso de atividades experimentais de maneira frequente e habitual, pois a experimentação permite aos alunos associar o conteúdo teórico aliado à prática. Sendo assim, o presente trabalho tem como ponto central avaliar a influência da vivência da experimentação na aprendizagem de estudantes do 9o Ano do Ensino Fundamental II. Observou-se que a experimentação estimula o interesse dos alunos, por proporcionar a eles um contato direto com materiais que antes só faziam parte da sua imaginação.Item Gamificação, lúdico e interdisciplinaridade como instrumentos de ensino(2016) Wiertel, Willian Jhonatan; Rocha, FlávioO objetivo geral é analisar gamificação como solução no processo de ensino. Os objetivos específicos são compreender a gamificação no processo de ensino e demonstrar ferramenta pedagógica gamificada interdisciplinar. A metodologia é a revisão literária de artigos científicos e livros acadêmicos. O método é pesquisa teórica e exploratória. Como resultado desenvolveu-se uma solução pedagógica inter/multi disciplinar, percebeu-se elementos da psicologia que elevam ou declinam o interesse por atividade, bem como participar ou não participar na atividade, percebeu-se a relevância da gamificação, a valoração da inter/multi disciplinaridade, pontos positivos e negativos dos jogos e a falta de aparato tecnológico especializado referente a jogos educativos.Item Geogebra: um recurso na construção do conhecimento de área e perímetro(2016) Nuernberg, Ingrid da Silva; Bloot, RodrigoNo presente trabalho, avaliamos a funcionalidade do uso do software Geogebra para o ensino do conteúdo de áreas e perímetros para uma turma do sétimo ano do ensino fundamental. Para isso foram propostas 11 atividades para serem resolvidas pelos alunos explorando os recursos do Geogebra. Além disso, foi proposto um problema de área de uma superfície não trivial. A dinâmica ocorrida em sala de aula mostra que o uso deste software associado a problemas interessantes é suficiente para atrair a atenção e os esforços intelectuais dos alunos.