Navegando por Assunto "Internacionalização do Ensino Superior"
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Item Ações com vistas à internacionalização: um estudo de caso(2019-09-04) Lima, Thereza Cristina de Souza; Ribeiro, Josiane; Lara, SidneyNesta era de mudanças significativas relacionadas a vários aspectos, sobretudo, à vida profissional dos estudantes, o contato entre diferentes culturas tem se tornado imprescindível. Tal aproximação realiza-se de diversas formas, entre as quais destaca-se a internacionalização das instituições de nível superior. As universidades, como fontes de pesquisa, criadoras e divulgadoras de conhecimento, reconheceram a relevância de projetos de internacionalização e aderiram ao programa de internacionalização, em consonância com a portaria no 8, de 2 de janeiro de 2018, assinada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, que aprovou o Regulamento Geral para Projetos Internacionais. Este trabalho tem por objetivo descrever ações relacionadas ao processo de internacionalização, tomadas por uma instituição de ensino superior particular do Paraná, com oferta nas modalidades presencial e a distância, mais especificamente no que tange à mobilidade acadêmica de discentes, docentes e técnicos administrativos. Trata-se de um estudo de caso, pois se abordam ações de uma única instituição, com propósito exploratório e descritivo, uma vez que se almeja relatar e discutir ações referentes à internacionalização. Embora o processo que envolve a internacionalização de uma instituição superior seja abrangente, englobando outros aspectos, optou-se pela mobilidade acadêmica por se tratar ainda de ações incipientes, mas ressalta-se que várias outras ações também estão sendo implementadas para que a internacionalização realmente se efetive na instituição em questão. Como primeiro resultado, sancionou-se a Resolução 339/2018 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição em questão (CEPE), que oficializou a criação do Grupo de Trabalho de Internacionalização, com o objetivo principal de possibilitar a seus docentes, discentes e técnicos administrativos oportunidades e condições de aprofundamento e/ou aperfeiçoamento de seus conhecimentos científicos, tecnológicos e profissionais. Entre as diversas ações tomadas, pode-se citar como exemplo o programa de intercâmbio entre a universidade em pauta e a Universidade de Salamanca, ofertado aos alunos do Mestrado em Educação e Novas Tecnologias dessa instituição. De acordo com esse programa, o mestrando deve apresentar um projeto à universidade receptora, o qual, após aceito, possibilita a realização de pesquisa conjunta, com durabilidade de até 90 dias. Para que tal intercâmbio se efetive, oferta-se ao mestrando uma bolsa de estudos no valor de €1800 (mil e oitocentos euros), além de traslado, passagem área internacional (ida e volta) e seguro viagem. Tal programa é realizado, por meio de edital público específico e processo seletivo, duas vezes ao ano. É de valia observar que, referente à mobilidade supracitada, dois mestrandos brasileiros, em 2018, já passaram pela experiência, a qual avaliaram como extremamente gratificante e de grande valor pessoal e profissional. Ainda dentro do processo de mobilidade com ajuda de curso.Item Internacionalização do Ensino Superior com a Universidad San Lorenzo(2019-02-19) SECOM, Secretaria de Comunicação SocialItem A internacionalização do Ensino Superior Público em perspectiva analítica: um estudo de caso da Universidade Federal do Rio de Janeiro(2019-09-04) Machado, Elisabeth; Ramos, Guilherme; Torrens, GiselleA internacionalização, enquanto macrofenômeno intimamente associado a alterações conjunturais sucedidas ao longo das últimas décadas, tem sido cada vez mais objeto de atenção por parte dos distintos Institutos de Ensino Superior (IES) Brasileiros. Partindo do entendimento de que a internacionalização, para as instituições de ensino, “refere-se às formas que cada instituição ou sistema de ensino adota para conduzir seu relacionamento internacional com os mais diversos atores estrangeiros, obedecendo a uma política institucionalmente reconhecida como harmônica relativamente aos seus objetivos e valores” (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, 2018, p. 159), propõe-se um estudo acerca das recentes ações de internacionalização promovidas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, uma das maiores universidades públicas brasileiras, por intermédio de seu órgão recentemente criado particularmente para esse fim, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI).