Navegando por Autor "Osorio Ortiz, Maria Camila"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item El Canto del Urutau(2023) Vivas Luna, Moisés Saydhi; Osorio Ortiz, Maria Camila; Verazaín Zuazo, Cybèle Salma; Aravena Fuentes, Marcial Alejandro; Reina Rodríguez, Cesar StevenEste projeto de conclusão de curso narra o processo de realização do curta-metragem ficcional El Canto del Urutau, que usa a releitura de uma lenda popular (os recémnascidos que, ao não serem batizados, ficam vulneráveis a diversas “forças do mal”) como um dispositivo para narrar as formas de opressão e resistência das instituições e sociedades religiosas fendidas pelo êxodo. Apresentamos em duas partes as questões que acompanharam a realização do filme, desde sua idealização até sua conclusão. A primeira parte contém as bases teóricas que auxiliaram o processo de planejamento da produção dentro do universo ficcional, texto construído durante o TCC II. Na segunda parte, construímos a narrativa que se apresenta como uma espécie de diário da produção do curta-metragem, descrevendo cada etapa da realização do filme dentro das áreas defendidas: direção, fotografia, edição, produção e som.Item La experiencia del EQUIS – Festival de Cine Feminista de Ecuador (2019-2023): encuentros, diálogos y prácticas posibles.(2024) Osorio Ortiz, Maria CamilaOs Festivais de Cinema de/sobre Mulheres (FCM) ganharam presença e espaços a partir da década de 1970, no entanto, a literatura aponta para um estudo incipiente de sua história e de sua capacidade de transformação e impacto nas dinâmicas sociais, além de focar, em sua maioria, em festivais do Norte Global. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar o EQUIS – Festival de Cinema Feminista do Equador (EFCFE), apoiando-se em diálogos teóricos entre o giro decolonial, os feminismos latino-americanos e os film festival studies para entender como esses espaços servem para a construção de encontros e práticas feministas, centrando-se no papel da programação. Busca-se traçar um panorama de suas tensões e transformações, em uma sociedade que articula e perpetua traços de uma tradição patriarcal. A ênfase será dada às suas condições de produção e modos de subjetivação. Portanto, esta dissertação busca refletir sobre como o EQUIS constrói lugar(es) de enunciação e até que ponto ele está se desvinculando de epistemologias e imaginários modernos/coloniais.Item Los Festivales Latinoamericanos de Cine de Mujeres y el Caso del Equis Festival de Cine Feminista de Ecuador(2022) Osorio Ortiz, Maria CamilaEl presente artículo, a partir del Equis Festival de Cine Feminista de Ecuador – EFCFE, pretende pensar los festivales latinoamericanos de cine de mujeres o de cine femenino como espacios de colectividad generadores de encuentros y re-existencias del cine feminista, articulando esa discusión con los Films Festival Studies y con los feminismos en perspectiva decolonial, a partir de la Historia Oral.