Navegando por Autor "Alencar, Thaina de Santana"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Escrevivência e Dialogismo na obra de Carolina Maria de Jesus: análise dos enunciados nas canções do disco Quarto de Despejo (1961) à luz do livro homônimo.(2024) Alencar, Thaina de SantanaEm 1961, na capital paulista, a renomada escritora Carolina Maria de Jesus lançava, logo após o sucesso do best-seller Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada (1960), o disco Quarto de Despejo: Carolina Maria de Jesus cantando suas composições (1961). Nele, canta sobre o cotidiano, a simplicidade, a exaltação, a coragem, as necessidades e as injustiças sociais, sobretudo, relacionadas a gênero e classe, que afetam significativamente, especialmente, as vivências afrodiaspóricas brasileiras. Dentro deste contexto, esta pesquisa visa analisar de maneira aprofundada quatro das canções presentes no disco: Rá ré ri ró rua, Pinguço. Moamba e O Pobre e o Rico. Essas composições foram selecionadas por sua relevância para a discussão das temáticas de gênero e classe, tão presentes na obra de Carolina. O objetivo é investigar de que forma a escrevivência (EVARISTO) nos enunciados das letras das canções selecionadas, dialoga com os enunciados encontrados no livro Quarto de Despejo, com o intuito de desvelar possíveis atravessamentos raciais que possam não estar explícitos no disco, mas que certamente permeiam as obras da autora. Além de sua importância artística, a discografia e as obras literárias de Carolina Maria de Jesus também são valiosos documentos que registram o cenário periférico do Brasil na segunda metade do século XX. Portanto, esta pesquisa não apenas visa aprofundar as reflexões expressas no disco, mas também visa estabelecer conexões dialógicas com o livro homônimo. Neste sentido, a abordagem metodológica adotada é qualitativa, instrumentalizada através da análise documental, exploratória e descritiva. Utiliza-se fichamentos, pesquisa em periódicos da época e análises temáticas para embasar a investigação. A análise se apoiará em conceitos teóricos fundamentais, tais como escrevivência (EVARISTO), interseccionalidade (AKOTIRENE), Diáspora (HALL) e dialogismo (BAKHTIN, FIORIN). Assim, a análise demonstrou que as canções selecionadas abordam de forma explícita questões de gênero e classe, sem evidenciar diretamente a categoria raça. Entretanto, ao observar o disco à luz das relações dialógicas com o livro homônimo, novas perspectivas emergem, revelando nuances sobre a experiência racial no Brasil. Desse modo, este trabalho aspira contribuir para uma compreensão mais ampla do legado de Carolina Maria de Jesus, especialmente no que diz respeito ao ainda pouco explorado disco Quarto de Despejo.Item Perspectivas Interseccionais na Obra de Carolina Maria de Jesus: Análise do Disco Quarto de Despejo (1961)(2022) Alencar, Thaina de Santana; OrientaçãoA presente investigação objetiva analisar o conteúdo de quatro canções do disco Quarto de Despejo: Carolina Maria de Jesus cantando suas composições (1961), utilizando-se do livro de mesmo nome como suporte. Neste trabalho, realiza-se uma contextualização histórica do Brasil desde o período colonial até o século XX e com o apoio dos conceitos de Interseccionalidade (AKOTIRENE, 2020) e Lugar de Fala (RIBEIRO, 2020) analisa-se aspectos das representações femininas que habitam as composições da escritora, cantora e poetisa Carolina Maria de Jesus. Compreendendo o posicionamento da autora frente à recusa de sua intelectualidade, faz-se necessário visibilizar como as intersecções entre raça, gênero e classe potencializam opressões e estruturalmente mantém em lugares sociais subalternizados grupos historicamente silenciados. Carolina é transgressora por romper com o silêncio imposto pois subverte a lógica colonial que apenas legitima vozes hegemônicas. Em suma, através de pistas registradas em sua primeira obra Quarto de despejo, um olhar para o contexto histórico-social pelas lentes da Interseccionalidade e do Lugar de Fala, verificaremos como ocorrem as representações femininas nas canções analisadas.