Ensino de Ciências e Matemática para Séries Finais - Ens. Fundamental
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ensino de Ciências e Matemática para Séries Finais - Ens. Fundamental por Autor "Carmo, Eduardo do"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Modelagem matemática como ferramenta de ensino(2016) Santos, Marcos de Abreu dos; Carmo, Eduardo doO presente trabalho aborda a prática da Modelagem Matemática, concebida numa perspectiva de Ensino Matemática. Inicialmente, apresentamos algumas concepções de Modelagem Matemática, destacando algumas considerações para a sala de aula e a perspectiva de Modelagem de (BIEMBENGUT & HEIN, 2005), principal referencial teórico-bibliográfico dessa pesquisa. Nossa metodologia de pesquisa qualitativa contempla a sugestão de uma Atividade de Modelagem Matemática ao tema voltado para estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental: A Planta Baixa de uma Casa. As Considerações Finais do nosso trabalho apontam que o desenvolvimento de Atividades de Modelagem Matemática contribui para o repensar de um ensino voltado para uma aprendizagem diferenciada, motivadora, situada, interessante e com significados reais para os estudantes, além de fomentar nesses estudantes uma formação integral em seus aspectos sociais, culturais, críticos e relacionais.Item Teoria e prática: uma sugestão utilizando modelagem matemática(2016) Paiva, Adrieli Vanessa Minuceli de; Carmo, Eduardo doO presente trabalho tem como objetivo expor e refletir as problemáticas do ensino de matemática brasileiro. Faz-se levantamentos acerca da formação dos professores e reflexões sobre a defasagem do ensino aprendizagem de matemática. Ainda busca-se meios para sanar o sucateamento e precária aprendizagem, fora das aulas totalmente expositivas. Destaca-se também a importância de se aliar a prática e teoria no ensino matemático, colocando esta prática como imprescindível para a aquisição de novos conhecimentos e uma aprendizagem significativa. Dentro dos métodos pedagógicos que objetiva auxiliar e facilitar essa aproximação à prática cotidiana com a teoria do conhecimento a modelagem matemática, aqui proposta, faz uma ponte entre os conteúdos e o real. Mas a modelagem matemática é uma opção que deve ser aliada a outras medidas para melhorar o ensino no país, é preciso repensar a desigualdade no acesso a educação, e fazer um envolvimento maior da comunidade com as instituições escolares.