Ensino de Ciências e Matemática para Séries Finais - Ens. Fundamental
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ensino de Ciências e Matemática para Séries Finais - Ens. Fundamental por Autor "Bloot, Rodrigo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Geogebra: um recurso na construção do conhecimento de área e perímetro(2016) Nuernberg, Ingrid da Silva; Bloot, RodrigoNo presente trabalho, avaliamos a funcionalidade do uso do software Geogebra para o ensino do conteúdo de áreas e perímetros para uma turma do sétimo ano do ensino fundamental. Para isso foram propostas 11 atividades para serem resolvidas pelos alunos explorando os recursos do Geogebra. Além disso, foi proposto um problema de área de uma superfície não trivial. A dinâmica ocorrida em sala de aula mostra que o uso deste software associado a problemas interessantes é suficiente para atrair a atenção e os esforços intelectuais dos alunos.Item As TICs auxiliando o ensino da matemática na sala de apoio de aula do sexto ano(2016) Valim, Josiane do Amaral; Bloot, RodrigoNo presente trabalho foi investigado o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no contexto da sala de apoio a aprendizagem (SAA). Para verificar a efetividade desta ferramenta, aplicamos o uso de TICs para alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. Como metodologia foi realizada uma avaliação baseada na prova Brasil de Matemática para um grupo de 15 estudantes, a fim de mensurar os conhecimentos e dificuldades que os mesmos possuíam na disciplina de Matemática Em seguida, foram introduzidas atividades com uso de jogos com auxilio de ferramentas da informática para o grupo de alunos que obteve um desempenho não satisfatório no teste aplicado inicialmente. Constatamos com testes subsequentes uma substancial melhora do desempenho destes alunos após o uso destas ferramentas (TICs) quando usada de forma combinada com conteúdos de Matemática.