Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva por Autor "Gonçalves, Ana Paula Leandro"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O atendimento educacional aos alunos com altas habilidades/superdotação na Rede Pública Estadual do Paraná: uma história recente(2016) Gonçalves, Ana Paula Leandro; Fernandes, Catarina CostaO atendimento educacional aos alunos com altas habilidades/superdotação na Rede Pública Estadual do Paraná: uma história recenteItem O atendimento educacional aos alunos com altas habilidades/superdotação na Rede Pública Estadual do Paraná: uma história recente (2016) Gonçalves, Ana Paula Leandro; Fernandes, Catarina CostaNa presente pesquisa, buscou-se analisar, de modo geral, o atendimento educacional oferecido aos alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) ao longo da história. De modo mais específico, enfatizo-se o panorama histórico e atual no Estado do Paraná, cuja proposta educacional para esses alunos privilegia o apoio educacional especializado em Sala de Recursos. Para conhecer e analisar esse universo e a prática pedagógica nele empreendida, a pesquisa realizou-se inicialmente, pelo reconhecimento de Altas Habilidades e Superdotação. Em seguida foi realizado o levantamento, leitura e análise de textos e documentos oficiais acerca do tema. Os dados foram analisados tomando-se por base pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, segundo a qual a concretização das capacidades potenciais pressupõe a influência do social sobre o ser humano. Assim, a educação escolar é primordial; para os alunos com AH/SD o acesso a instrumentos tecnológicos e a aquisição dos conteúdos científicos, trabalhados no contexto escolar – mediadores culturais – contribuem para o desenvolvimento de um potencial humano que, se ignorado, pode se tornar limitado ou até mesmo bloqueado. Ainda que esse serviço de apoio especializado esteja longe dos objetivos para os quais foi pensado, especialmente no que se refere à formação de professores e à falta de recursos materiais, os dados colhidos demonstraram o quanto esse ambiente educacional e a dinâmica pedagógica ali desenvolvida propiciam a aquisição de novos conteúdos. Concluiu-se que, quando este serviço de apoio especializado estiver bem estruturado, deverá ser oferecido a todos os alunos.