Ensino-Aprendizagem de Línguas Adicionais
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ensino-Aprendizagem de Línguas Adicionais por Autor "Maia, Francisca Paula Soares"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Aspectos Socioculturais do ensino da Língua Árabe: estudo de caso na Escola Libanesa Brasileira(2019) Blanco Reinaldo, Gabriela Alejandra; Maia, Francisca Paula SoaresEsta investigação tem como objetivo analisar a Escola Libanesa Brasileira enquanto um espaço de valorização e reconstrução de identidades da comunidade árabe em Foz do Iguaçu. Um dos objetivos é compreender a transmissão da cultura árabe desde uma perspectiva interdisciplinar para entender o vínculo que esta tem com as epistemologias e com os questionamentos suscitados pela vida social contemporânea. Desta forma, problematizamos se a linguagem é uma prática social, se quando é ensinada uma língua também é ensinada a sociedade e a cultura, e as ideologias que estão implícitas dentro da pedagogia, as quais podem se considerar inconscientes. Outro dos objetivos foi compreender os processos migratórios históricos, para logo entender como se formaram as instituições representativas da cultura sírio-libanesa em Foz do Iguaçu, e dentro desse contexto vamos estudar a Escola Libanesa Brasileira como um espaço escolar onde se ordenam, reordenam a identidade da comunidade árabe muçulmana. Para isso se analisam os aspectos sócio- culturais, levando em consideração que a escola é considerada intercultural por seus membros. De fato, esta instituição tem como foco fazer com que se gere uma valorização e uma construção de identidades, e possui elementos que a fazem ter essa relação de trocas da cultura brasileira com a libanesa, bem como propõe ações que possibilitam manter viva essa cultura, e reforça particularidades valorizadas pela comunidade árabe muçulmana em Foz do Iguaçu. Além do ensino de língua árabe, tem a particularidade do ensino da religião, aula ministrada pelo Sheik, que conta com um espaço de oração, no qual os alunos têm a escolha de praticar o Islã. São essas especificidades que fazem com que essa escola seja um ponto importante para realizar essa pesquisa nessa região tri fronteiriça. A pesquisa é feita através de dois momentos. O primeiro é bibliográfico e o segundo é a observação participante, através dessa ferramenta podemos ter uma visão mais adequada e clara da dinâmica vivenciada dentro do espaço escolar e seus atores sociais: os alunos e os professores.