Ensino-Aprendizagem de Línguas Adicionais
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ensino-Aprendizagem de Línguas Adicionais por Autor "Leroy, Henrique Rodrigues"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Inglês Internacional e (R)existência: um percurso rumo ao conceito de translinguagem(2019-08-12) Pereira, Fernanda; Leroy, Henrique RodriguesEste trabalho busca refletir, a partir do relato de minha experiência como estudante, falante, e professora de Língua Inglesa, como a variedade internacional desta língua, conhecida como Inglês Internacional/Mundial ou Global, materializa formas de resistência contra o discurso hegemônico linguístico, que emege a partir do surgimento dos Estados Nação (séculos XV, XVI) e que segue produzindo efeitos, resultando em práticas opressoras de ensino-aprendizagem de línguas. Tomaremos como base teórica os textos de Rajagopalan (1999, 2011) para compreender como esta língua híbrida desconstrói mitos fundadores de uma concepção de língua transparente, unificada e estável. E em seguida, utilizaremos como base os textos de Leroy (2018) e Garcia & Leiva (2014) para pensarmos a resistência por meio do conceito de translinguagem e sua prática libertadora. Assim, traçaremos um percurso no qual o Inglês Internacional pode ser compreendido como translinguagem, quebrando o mito de hierarquia entre línguas, transformando a realidade dos falantes, libertando-os de discursos e práticas linguísticas opressoras, agindo como um mecanismo de justiça social.