TCC - Relações Internacionais e Integração
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ILAESP - Centro de Integração e Relações Internacionais - Bacharelado em Relações Internacionais
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Navegando TCC - Relações Internacionais e Integração por Autor "Alves da Silva, Leonardo"
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Item As relações internacionais entre visões: contribuições da teoria marxista da dependência frente ao tradicionalismo internacionalista.(2021) Alves da Silva, LeonardoA disciplina de Relações Internacionais tem passado nas últimas décadas – pelo menos desde 1980 – por um frutífero processo crítico de revisão de seus fundamentos clássicos, estes centrados nas causas da guerra, e como evitar sua incidência, nas questões pertinentes a um Sistema Internacional no qual se é, aparentemente, ausente uma autoridade superior aos Estados, e nas bases da cooperação, por exemplo. Essa pesquisa aponta na direção desse movimento de criticidade em relação aos marcos-comuns dos estudos teóricos das relações internacionais, buscando, de um lado, apresentar os principais e mais gerais aspectos das teorias tidas como tradicionais para a área – o realismo neoclássico, o liberalismo e suas implicações teórico-políticas – a fim de, em um segundo momento, buscar as bases filosóficas que possam dar corpo a esse movimento criativo da crítica. Assim, debruçar-se-á nas reflexões contidas na dialética filosófica hegeliana; no salto desenhado pelo humanismo radical de Ludwing Feuerbach e no materialismo histórico e dialético de Karl Marx. Com esses marcos, poder-se-á, no passo seguinte, desvencilhar o primordial elemento definidor das relações internacionais: o Estado, pondo-o frente ao arsenal crítico sobre suas origens e razão de ser na sociedade capitalista, com recurso à Crítica da Economia Política. A partir desse ponto, esse trabalho, por fim, intentará trazer a abordagem da Teoria Marxista da Dependência para pensar as relações internacionais nesse processo de reposicionamento da área sobre outras bases, refletindo sobre o poder, a política e o próprio Estado como expressões fenomênicas da realidade e tidas como fetichizadas por essa disciplina.