Cursinho Ingressa: experiências e desafios para o acesso ao ensino superior
View/ Open
Date
2012-06-05Author
Oliveira, Jóhidson André Ferraz de
Paiva, Aline Cristina
Lopes, Tiago Luis Fratari
Araújo, Danielle Michelle Moura de
Metadata
Show full item recordAbstract
Para a forma de comunicação, explanaremos as várias etapas do processo de desenvolvimento do projeto,
evidenciando sua finalidade, que é contribuir para a redução das desigualdades “sócio-educacionais”;
além de inserir a comunidade na proposta integracionista da nossa universidade. Desse modo,
abordaremos alguns rasgos teóricos da educação popular de Paulo Freire, os quais subsidiam concepções
pedagógicas do nosso projeto. No que tange a forma de apresentação, faremos uma exposição que tentará
evidenciar as propostas, estruturas, concepções e metas do Cursinho Comunitário Ingressa. Para isso,
utilizaremos, a partir de aparelhos multimídias, os materiais didáticos, o formato pedagógico e as bases
que foram usadas como arcabouço teórico para a concepção política, ideológica e social do projeto. Para a
montagem da exposição precisaremos de: uma sala para abrigar os recursos multimídias e artísticos da
exposição; materiais como: papeis sulfites, fitas adesivas, rolo de barbante, impressões, mesas e cadeiras.