Navegação UNILA | Eventos por assunto "Formação - docência"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 98
-
Africanidades brasileiras: reconstruindo o discurso pedagógico e valorizando as raízes da cultura brasileira PIBID- língua portuguesa
(2014-10)O presente trabalho tem o objetivo de relatar as intenções e experiências iniciais obtidas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Ofertado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa ... -
Algumas considerações sobre o pibid e as mudanças no processo de formação docente em geografia
(2014-10)O texto que segue apresenta reflexões acerca da formação docente a partir das experiências desenvolvidas no subprojeto de Geografia, da Unioeste, campus de Francisco Beltrão, entre os anos de 2011 e 2014. Nosso intuito ... -
Apropriações Teóricas e suas implicações na Educação Infantil: as jornadas de formação continuada do FEIPAR Pé Vermelho
(Proex/Unila, 2017)Este trabalho tem como objetivo compartilhar dados do projeto de extensão intitulado: Apropriações Teóricas e suas implicações na Educação Infantil, protocolado na Proex da Universidade Estadual de Londrina. Como o projeto ... -
Articulação entre a formação inicial e continuada no Pibid - aspectos formativos da docência no acompanhamento de alunos em processo de alfabetização
(2014-10)Este texto apresenta reflexões sobre o processo formativo produzido no PIBID, Subprojeto de Licenciatura, desenvolvido com graduandos do Curso de Pedagogia da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão, em parceria com a ... -
O Ateliê da infância como espaço de interações e brincadeiras
(Proex/Unila, 2017)O Ateliê da Infância, projeto que está vinculado ao Programa de Extensão Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, foi proposto com o objetivo de oportunizar ... -
A atuação dos pibidianos como suavizadores do conflito teoria e prática, o caso da matemática
(2014-10)A iniciação à docência promovida pelo PIBID traz uma oportunidade de questionamento e justificação para o ensino de conteúdos ditos mais formais no currículo de licenciatura em Matemática, se considerarmos dentre os ... -
O blog no Pibid letras Inglês contribuindo para o desenvolvimento de competências desejáveis ao futuro professor de língua inglesa
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem como propósito discutir as possibilidades do uso pedagógico do blog como ferramenta de apoio às aulas de Língua Inglesa nas escolas parceiras do projeto PIBID de Letras Inglês, e suas contribuições no ... -
Breve reflexão sobre o subprojeto Pibid de geografia no Colégio Estadual Eduardo V. Suplicy, Francisco Beltrão, PR: o olhar do supervisor
(2014-10)Este artigo tem como objetivo analisar a experiência do subprojeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de Geografia, desenvolvido no Colégio Estadual Eduardo Virmond Suplicy no período de ... -
Centro Regional de Referênica para formação em políticas sobre drogas da Universidade Federal do Paraná (CRR-UFPR)
(Proex/Unila, 2017)O Centro Regional de Referência para Formação em Políticas sobre Drogas (CRR-UFPR) foi criado a partir de uma parceria com a Secretaria de Políticas sobre Drogras (SENAD) com o objetivo de oferecer capacitação aos profissionais ... -
O cinema como recurso didático na formação continuada de professores de espanhol da rede pública
(UNILA, 2016-08)Esta comunicação tem como objetivo propor uma discussão acerca do uso do cinema como instrumento para ensinar espanhol, a partir do relato de uma experiência com formação continuada de professores de línguas estrangeiras ... -
Circo e Extensão universitária na promoção da cultura e na formação de professores
(Proex/Unila, 2017)Este trabalho tem o objetivo de relatar e discutir as experiências do projeto de extensão “Circo em Contextos”, do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste / UNICENTRO, campus Irati, Paraná. ... -
Configuração do projeto do Pibid de letras-língua portuguesa da unioeste, Câmpus de Marechal Cândido Rondon
(2014-10)No trabalho, será apresentada a configuração do subprojeto do PIBID-Letras/Língua Portuguesa da Unioeste, câmpus de Marechal Cândido Rondon, que se iniciou em março/2014, com 7 graduandos bolsistas e uma escola envolvida, ... -
Conquista e desafio: um panorama sobre o Pibid interdisciplinar da UEPG - Eixo I
(2014-10)O artigo tem como finalidade apresentar algumas ações que foram desenvolvidas durante o primeiro semestre de atuação no subprojeto do grupo PIDIB-Interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ... -
Contribuição do Pibid na formação do futuro professor
(2014-10)Este trabalho tem como objetivo analisar a formação de futuros professores, e como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná ... -
A contribuição do pibid na formação do professor: PIBID Geografia Unicentro
(2014-10)O presente trabalho visa discutir as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, PIBID, do curso de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, particularmente, do campus ... -
A contribuição do PIBID na formação inicial dos professores de Física no IFPR-Paranaguá
(2014-10)O presente trabalho expõe as ações do subprojeto da Física, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), realizado no Instituto Federal do Paraná (IFPR), e discute algumas contribuições ... -
Contribuições do Pibid para a formação continuada de professores: reflexões a partir do subprojeto “tecnologias e formação de professores para o ensino da matemática”
(2014-10)O objetivo do trabalho é apresentar as principais contribuições do PIBID na formação continuada de professores, identificadas no subprojeto: “Tecnologias e Formação de Professores para o ensino da Matemática”. Tomaram-se ... -
Contribuições do projeto Pibid para a formação docente
(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)O presente trabalho visa analisar de que forma ocorre o processo “teoria-reflexão- prática” e refletir sobre a importância do professor pesquisador por meio dos projetos de ensino aplicados em sala de aula do colégio ... -
As contribuições do subprojeto pibid/história da Unicentro para a profissionalização docente, Irati-PR (2012-2014)
(2014-10)Com esse trabalho busca-se compreender a importância e as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para o processo de profissionalização dos licenciandos participantes do Subprojeto ... -
Curso de extensão 'Organização de Coleções Paleontológicas e sua aplicação na Educação Básica'
(Proex/Unila, 2017)Proporcionar maneiras alternativas para a abordagem de conteúdos relacionados ao ensino de ciências ainda é um desafio nos tempos de hoje em inúmeras instituições de ensino. Mesmo com o aumento do acesso à informação e ...