Contribuições do projeto Pibid para a formação docente

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Data

2017-08-23

Autores

Schmitt, Vanessa Luana

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Editor

Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL

Resumo

O presente trabalho visa analisar de que forma ocorre o processo “teoria-reflexão- prática” e refletir sobre a importância do professor pesquisador por meio dos projetos de ensino aplicados em sala de aula do colégio colaborador em turmas do ensino fundamental II e desenvolvidos pelo subprojeto de Língua Portuguesa do PIBID – Unioeste – campus de Marechal Cândido Rondon. Buscando, desta forma, compreender de que modo as ações realizadas contribuem na formação dos futuros docentes. Os integrantes do subprojeto realizam leituras teóricas acerca de ensino, escrita e leitura, reúnem-se semanalmente para o planejamento e organização das atividades a serem realizadas, bem como assistem a duas aulas nas turmas ministradas pela professora supervisora, o que auxilia na elaboração dos projetos, porque há uma aproximação e um conhecimento sobre as turmas. Para a discussão teórica deste trabalho, focalizamos o projeto “Consciência Negra nos versos do ensino fundamental” aplicado nas turmas de 7° e 8° anos no ano de 2016. Como embasamento teórico são empregados: Freire (1996), Leffa (2008), Perrenoud (2002), Engel (2000) e Tripp (2005)

Descrição

Anais e artigos do 28º Fórum Acadêmico de Letras, realizado nos dias 23 a 25 de agosto de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com tema: A pesquisa nos cursos de letras em contexto de línguas e culturas em contato.

Palavras-chave

Educação - ensino de língua portuguesa, Formação - docência

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