dc.contributor.author | Trevignani, Virginia | |
dc.contributor.author | Serovich, Luciana | |
dc.contributor.author | Stehli, Melania | |
dc.contributor.author | Iruretagoyena, Carlos | |
dc.contributor.author | Pacifico, Andrea | |
dc.date.accessioned | 2020-04-16T16:55:02Z | |
dc.date.available | 2020-04-16T16:55:02Z | |
dc.date.issued | 2019-09-04 | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasil | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/5728 | |
dc.description | O CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in-
ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para
divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a
cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do
MERCOSUL.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra-
ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni-
versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru-
guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos
e Investigações em Educação Superior.
O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro
do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.
A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal
do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra-
ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e
educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver-
ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro-
misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor. | pt_BR |
dc.description.abstract | En el presente trabajo se exponen algunos desafíos teóricos y empíricos de una experiencia de
internacionalización en investigación inter-universitaria que se está desarrollando en cuatro
universidades miembros del Mercosur (1). Dicha experiencia se orienta hacia el estudio de la
desigualdad con que se distribuyen las oportunidades relativas al acceso (Tilly, 2000),
permanencia y graduación de la Educación Superior en la juventud actual (2), a partir del ingreso
y aumento de la participación de un “nuevo tipo” de estudiante universitario miembro de
categorías sociales antes excluidas: estudiantes de “primera generación”; las mujeres
matriculadas; los pueblos indígenas, y los que sufren la exclusión producto de las desigualdades
en el territorio. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Núcleo de Estudios e Investigaciones en Educación Superior del Mercosur - NUCLEO
Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação na América Latina – EducAL/UNILA
Instituto Mercosul de Estudos Avançados – IMEA/UNILA
Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais – PROINT/UNILA | pt_BR |
dc.language.iso | spa | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Investigación comparada | pt_BR |
dc.subject | Educación superior | pt_BR |
dc.title | Los desafíos de la investigación comparada en la educación superior. La experiencia de investigar trayectorias universitarias en cuatro casos de la región MERCOSUR | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |