Navegação CIES - Anais e Artigos do evento por título
Itens para a visualização no momento 1-20 of 91
-
Ação complementar em prol da internacionalização das IES: o ensino de Português como língua estrangeira em contexto universitário
(2019-09-04)A crescente expansão da língua portuguesa no mundo está atrelada à relevância econômica e geopolítica desempenhada pelo Brasil no decorrer das últimas décadas. Dessa forma, o Brasil conquistou não só espaço comercial e ... -
Ações com vistas à internacionalização: um estudo de caso
(2019-09-04)Nesta era de mudanças significativas relacionadas a vários aspectos, sobretudo, à vida profissional dos estudantes, o contato entre diferentes culturas tem se tornado imprescindível. Tal aproximação realiza-se de diversas ... -
Anais do Congresso de Internacionalização da Educação Superior: cadernos de resumos
(2019-09)O CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo ... -
Análise do indicador de desempenho da internacionalização em um ranking universitário: Estudo de uma universidade brasileira
(2019-09-04)A importância dos rankings de universidades, em âmbito nacional e internacional, para a legitimidade das mesmas no campo institucional tem questionado os pesquisadores e dirigentes das instituições para um olhar mais atento ... -
Análise do perfil da internacionalização da pós-graduação de uma universidade pública no Brasil: Artigos e Resumos publicados em revistas internacionais
(2019-09-04)Knight (2003) definiu internacionalização no ensino superior como um processo no qual se integra a dimensão internacional, intercultural ou global nos propósitos, funções e oferta no ensino. Deste modo, entende-se que a ... -
Análise do perfil da internacionalização da pós-graduação de uma universidade pública no Brasil: Formação no exterior
(2019-09-04)A internacionalização do ensino superior pode ser interpretada e compreendida de diferentes formas, tais como: franquia da instituição de ensino em outros países; a mobilidade internacional dos discentes, docentes e ... -
Análise do perfil da internacionalização da pós-graduação de uma universidade pública no Brasil: Nível da língua estrangeira dos docentes
(2019-09-04)Robson (2017) argumenta que, se as universidades querem ser verdadeiramente internacionalizadas, elas precisam começar “em casa”, isto é, no seu próprio campus. Entende-se como internacionalização em casa o conjunto de ... -
Análisis crítico de la Política Argentina sobre Internacionalización de la Educación Superior entre 2003 y 2015. Una mirada focalizada en la Universidad Pública
(2019-09-04)El presente trabajo se propone comunicar algunos de los resultados de la investigación contenida en la tesis doctoral de la autora en torno a los rasgos asumidos por la política pública argentina entre los años 2003 y ... -
Apoios institucionais aos estudantes internacionais da UNILA
(2019-09-04)A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), criada em 2010, tem como missão institucional “formar recursos humanos aptos a contribuir com a integração latinoamericana, com o desenvolvimento regional e ... -
Aportes del proceso de acreditación ARCU-SUR a la internacionalización de la carrera de Ingeniería Química de la Universidad de la República, Uruguay
(2019-09-04)La internacionalización se define como el proceso de integrar la dimensión internacional/intercultural en la enseñanza, la investigación y el servicio de la institución (1). Para la Universidad de la República las ... -
Avaliação das ações de política e planejamento de linguagem quanto ao processo de internacionalização universitária: um estudo de caso
(2019-09-04)Este trabalho inscreve-se no campo de estudos da Política e Planejamento de Linguagem (PPL), particularmente, no de políticas de linguagem na ciência e na educação superior (science and high education – SHE) e tem como ... -
Centro de Línguas de Relações Internacionais e Integração (CELIRII): autonomia e dodiscência
(2019-09-04)O Centro de Línguas de Relações Internacionais e Integração é uma iniciativa independente que tem por fim o ensino gratuito de línguas estrangeiras. O objetivo deste trabalho é apresentar o CELIRII como projeto pedagógico ... -
Componentes curriculares e a formação pedagógica em curso de Geografia, grau licenciatura: o caso da UNILA no Brasil e de universidades na Argentina
(2019-09-04)Ao tratar da discussão sobre currículo e componentes curriculares, é importante ter em mente que os mesmos são produzidos em um determinado tempo e espaço, refletindo assim desejos e ideias de grupos que compõem a sociedade ... -
Conhecimentos em Fluxo: um estudo sobre a presença de estudantes colombianos em universidade públicas brasileiras pelo processo de internacionalização da educação superior
(2019-09-04)A mobilidade internacional de estudantes é um dos aspectos relevantes que caracteriza as sociedades modernas, principalmente com fenômeno da globalização. Os estudos de mobilidade territorial não se limitam apenas em ... -
Contextos educacionais envolvidos na mobilidade acadêmica dos estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco, através do Programa Ciências sem Fronteiras (2010 – 2015)
(2019-09-04)O incentivo na educação através de programas de mobilidade acadêmica, possibilitou a inserção de estudantes em um cenário internacional, ampliando assim, as dimensões das Instituições de Ensino Superior, para atender a ... -
Contribuições do Projeto Peruanidad: Ritmos e Danças das Regiões do Peru como Elemento Motivador nas Aulas de Espanhol
(2019-09-04)O Peru é um país multicultural e multilinguístico, tendo como idiomas oficiais o espanhol, quéchua e Aimara. A diversidade cultural do povo peruano mostra a dimensão de valores e costumes que transcendem a história e ... -
Cooperación internacional en los procesos de Acreditación Regional
(2019-09-04)El proceso de globalización ha provocado una serie de transformaciones en el sistema de Educación Superior que motivaron en las últimas dos décadas numerosos estudios. La consideración de la educación como mercancía, la ... -
Cooperação Internacional no Âmbito da Educação Profissional: O programa de capacitação docente do Centro Paula Souza e do Servicio Nacional de Adiestramiento en Trabajo Industrial
(2019-09-04)O presente estudo refere-se à análise crítica de um dos programas resultantes da parceria entre duas instituições dedicadas à promoção da educação profissional e tecnológica (EPT): o Centro Paula Souza (CPS), autarquia do ... -
Cultura Indígena: Una Nueva Mirada para la Enseñanza de la Lengua Española
(2019-09-04)El objetivo de este estudio fue averiguar si la enseñanza de la lengua española, con el uso de cuentos y leyendas tradicionales indigenistas contribuyen en la práctica de la cultura de la región de Amajarí/Roraima. La ... -
Currículos Latino-Americanos – A Educação Secundária em perspectiva comparada
(2019-09-04)O trabalho apresenta os resultados de uma extensa pesquisa documental, realizada a partir de históricos escolares relativos à educação secundária de vinte e um países da América Latina e Caribe – Argentina, Belize, Brasil, ...