dc.description.abstract | O projeto de monitoria “A História, o Ocidente e os Domínios Coloniais” se configura
como uma estratégia de apoio no processo de ensino-aprendizagem em que visa
projetar o monitor na orbe da prática do ensino, colaborando nos processos de
apropriação do conhecimento para que os discentes assimilem mais rapidamente os
conteúdos correspondentes ao componente curricular “Modernidades, Estados
Nacionais e Capitalismo na Europa”. O objetivo do projeto tem como meta geral baixos
índices de reprovação e alcançar um elevado aproveitamento da matéria, e a meta
específica de reforçar o componente pedagógico por meio de dinamismo e adaptação
das ações a serem executadas ao perfil da turma. Os encontros semanais entre o
orientador-monitor e, também monitor-discentes, estão fundamentadas, do ponto de
vista teórico metodológico, nas reflexões dos educadores e pedagogos Carlos Álvarez
de Zayas e Paulo Freire. O projeto carrega resultados positivos, dado que houveram
altos índices de aprovação, familiarização do monitor com os conteúdos pedagógicos
e com a práxis do docente, potencialização da interdisciplinaridade dos discentes,
contribuição para o exercício do bilinguismo e criação de um ambiente de colaboração
conjunta da qual o compartilhamento de conteúdos torna possível o desenvolvimento
pessoal e coletivo, tanto do monitor, quanto dos discentes | pt_BR |