Itens para a visualização no momento 32-51 of 104

    • Español en la Triple Frontera 

      Castro Chanchay, Deysi Lisseth; Figueiredo, Natalia Dos Santos (SIEPE, 2019)
      La propuesta de la acción es ofrecer la enseñanza de español a través de cursos de niveles básico, intermedio y avanzado para la comunidad de Foz do Iguaçu y región desde una perspectiva intercultural y con la temática ...
    • Estudo da classificação de grãos de cevada para a produção de maltes especiais 

      Abreu, Jeziel Mateus; Zago, Gabriel Barbosa; Furtado, Andréia Cristina; Arrieche, Leonardo da Silva (SIEPE, 2019)
      A produção artesanal da cerveja tem uma vasta relação com as competências do engenheiro químico, apto a desenvolver e otimizar rotas físico-químicas para a obtenção dos vários tipos da bebida. O objetivo deste projeto ...
    • Estudo sobre materiais poliméricos como forma de incentivo a entrada e a permanência de mulheres nas áreas de Ciências Exatas e Engenharias 

      Caetano, Raissa dos Santos (SIEPE, 2019)
      Dentro das universidades nas áreas de exatas e engenharia o percentual de discentes do sexo feminino é menor quando comparado a alunos do sexo masculino. Isso é justificado por diferentes razões, dentre eles falta ...
    • Estudo sobre materiais poliméricos como forma de incentivo a entrada e a permanência de mulheres nas áreas de Ciências Exatas e Engenharias 

      Almeida, Brenda Santana; Gonçalves, Caroline da Costa Silva; Machado, Marciana Uliana; Setti, Grazielle de Oliveira; Battirola, Liliane Cristina (2019)
      Devido a este panorama faz-se necessário o aumento da representatividade feminina neste meio. Desta forma, o favorecimento do processo de aprendizagem de conceitos relacionados à área de exatas durante o ensino médio ...
    • Os Estudos Comparados e a tradução na formação do Professor de Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras 

      Matias, Julia; Tirloni, Larissa Paula (2019)
      O presente resumo expandido visa compartilhar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo projeto de Monitoria acadêmica “Os estudos comparados e a tradução na formação do professor de Letras – Espanhol e Português como ...
    • Eternizar-e: a arte na prevenção 

      Silva, Caroline Sousa da Silva; Pinheiro, Eduardo von Randow; Fermino, Fabiana Aidar (SIEPE, 2019)
      O projeto de Extensão Eternizar-te atua, desde 2015, com ações de promoção e prevenção de saúde em Foz do Iguaçu e região. A proposta de uma equipe multiprofissional, interdisciplinar e intersetorial, permite que a ...
    • A experiência do Município de Toledo-PR na implantação do Programa de Plantas Medicinais e Fitoterápicos na atenção primária da Rede Pública de Saúde 

      Cardoso, Abednego Viana; Lima, Rodne de Oliveira (2019)
      Esta pesquisa tem por tema o estudo da concepção e implantação do Programa de Plantas Medicinais e Medicamentos Fitoterápicos do Município de Toledo-PR, cuja gênese remonta ao ano de 2012. Foram abordadas na pesquisa as ...
    • Formação em Língua Brasileira de Sinais - nível master 

      Hericks, Ane Elise; Fellini, Dinéia Ghizzo Neto (SIEPE, 2019)
      Diante de documentos internacionais como a "Educação para todos" de Joumtien, em 1990 e a Declaração de Salamanca, em 1994, cujo os princípios nortearam o direito de todos a educação e a inclusão das pessoas com ...
    • Genética online 

      Challco Mercado, Gabriela Milena; Ortiz Bachen, Hella Alicia; Kao, Larissa Sthefany; Pereira, Luiz Henrique Garcia (SIEPE, 2019)
      El proyecto de Genética Online tiene como objetivo principal crear y proporcionar un ambiente virtual, con la finalidad de reforzar los estudios y mejorar el redimiendo académico de los estudiantes de la Universidad ...
    • Grupo de Estudos sobre Ensino de Matemática - UNILA/GEEM - UNILA 

      Moyses, Junior Rodrigues; Silva, Priscila Gleden Novaes da (SIEPE, 2019)
      O Grupo de Estudos sobre o Ensino de Matemática (GEEM / UNILA) é um projeto de extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) que possui como finalidade principal oferecer aos professores de ...
    • Herbario Evaldo Buttura, entre caminos y saberes 

      Salavaldez, Angela Paredes; Gonzalez, Yanina Patricia; Rengifo, Sonia Marcela Ospina (SIEPE, 2019)
      Un herbario es una colección científica de plantas secas que ejecuta diversas actividades, entre ellas el reconocimiento y levantamiento florístico de un área específica, identificando regiones cruciales para la conservación ...
    • A História, o ocidente e os Domínios Coloniais 

      Inamura, Diogo Silva; Marcelo, Hernán Venegas (2019)
      O projeto de monitoria “A História, o Ocidente e os Domínios Coloniais” se configura como uma estratégia de apoio no processo de ensino-aprendizagem em que visa projetar o monitor na orbe da prática do ensino, colaborando ...
    • II SIEPE: Semana Integrada Ensino Pesquisa e Extensão 

      Semana Integrada Ensino Pesquisa e Extensão (UNILA, 2019)
      Anualmente, a Instituição promove eventos de apresentação dos resultados de planos de trabalho de pesquisa e ações de extensão. Porém, no ano de 2018, a Universidade percebeu a necessidade de integrar estas atividades, em ...
    • Incentivo à aprendizagem da matemática e robótica básica por meio da linguagem de Programação Logo 

      Francelino, Isabella Grinberg; Gimenez Ledesma, Jorge Javier; Ando Junior, Oswaldo Hideo (SIEPE, 2019)
      A robótica pedagógica tem se manifestado como uma ferramenta eficiente na melhoria do ensino e em cativar o interesse dos alunos em disciplinas escolares nas quais os mesmos sentem desinteresse e/ou dificuldades no ...
    • Integração, tecnologia e sociedade: a traduação como uma ponte para transmissão de conhecimento na América Latina 

      Marques, Kaleb; Cunha, Gabriel Rodrigues da; Tirloni, Larissa Paula (SIEPE, 2019)
      O projeto “Integração, Tecnologia e Sociedade: A tradução como uma ponte para transmissão de conhecimento na América-Latina” visa realizar a tradução do livro "La ciencia y la tecnología como procesos sociales" (1999), ...
    • Kunha Kuéra Arandu: apoio a prática de saberes tradicionais de mulheres guarani no Oeste do Paraná 

      Pata, Karolina Mendes; Celsa Celona, Romina; Villagra Carron, Rodrigo Juan (SIEPE, 2019)
      Os Guaranis, moradores anteriores ao processo de invasão e colonização da região sul-oriental do continente Latino Americano, os atuais Estados de Argentina, Paraguai, Brasil e parte de Bolívia, desenvolvem um diálogo ...
    • Laboratório de tradução da UNILA 

      González, Rocio; Oliveira, Bruna Macedo de (SIEPE, 2019)
      O projeto de extensão Laboratório de Tradução da UNILA aparece sob o contexto multi(pluri)lingue da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e sua proposta de integração solidária. Este projeto busca ...
    • Leitura de narrativa policial 

      Manika, Kauana da Costa; Rubio, Eduardo Fava (SIEPE, 2019)
      O Curso de Leitura de Narrativa Policial foi pensado a partir do desejo de instigar a comunidade acadêmica e o público externo à universidade a exercitar e desenvolver a leitura, trabalhando-a em grupo, de contos ficcionais ...
    • Liberalismo, Revolução e Democracia 

      Santos, Thaynã Junio Pascini dos; Geraldo, Endrica (2019)
      O projeto “Liberalismo, Revolução e Democracia” diz respeito ao componente curricular “Liberalismo, Revolução e Democracia na Europa e nos Estados Unidos”, que foi oferecido para os estudantes em sua maioria da Área de ...
    • Material Didático para as sessões de TANDEM: elaboração, aplicação e análise 

      Rodriguez, Diego Giovanni Vargas; Tirloni, Larissa Paula (SIEPE, 2019)
      Com o propósito de possibilitar uma abordagem linguístico-cultural, o ​ Projeto TANDEM: aproximando línguas-culturas latino-americanas e caribenhas foi criado como parte integrante do ensino e aprendizagem de espanhol e ...