dc.contributor.author | Garciía Galindo, Karen Julieth | |
dc.contributor.author | Silva, Paulo Roberto Costa | |
dc.contributor.author | Angileli, Cecilia Maria de Morais Machado | |
dc.contributor.author | Zandonade, Patricia | |
dc.date.accessioned | 2019-02-18T19:07:27Z | |
dc.date.available | 2019-02-18T19:07:27Z | |
dc.date.issued | 2018-11-30 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/4584 | |
dc.description.abstract | A Escola Popular de Planejamento da Cidade é uma metodologia de construção de
conhecimento colaborativo que associa a pesquisa-ação e a educação popular tem
como objetivo interferir na produção desigual das cidades. Tem como antecedentes
estudos colaborativos em mais de 300 favelas brasileiras, e projeto de pesquisa em
rede sobre as remoções forçadas, denominado Observatório de Remoções. Na
Fronteira Trinacional, este projeto baseia-se na partilha ativa de experiências
solidárias e emancipatórias, com estudantes universitários de toda a América Latina e
do Caribe, populações vulneráveis as remoções forçadas e a processos de injustiça
ambiental, movimentos sociais e instituições de direito. Com essa rede colaborativa,
são pensadas soluções que reduzam os conflitos humanos e urbanos identificados. O
principal resultado nos últimos dois anos de trabalho, são mais de 60 ações de baixo
custo, envolvendo 250 voluntários em processos de formação emancipatórios, cinco
comunidades vulneráveis e mais de 5 mil pessoas que conquistaram o direito de
permanecer em suas casas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Proex/Unila | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | direito à moradia | pt_BR |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.subject | remoções forçadas | pt_BR |
dc.subject | SEUNI | pt_BR |
dc.subject | SIEPE | pt_BR |
dc.subject | Extensão | pt_BR |
dc.title | Reestruturação urbana e social da fronteira: Mapeamentos e debates. | pt_BR |
dc.type | article | |