Itens para a visualização no momento 53-72 of 148

    • Encontros pela diversidade 

      SILVA, Gabriela Leite de Almeida; SILVA, Cleusa Gomes da (Proex/Unila, 2018-11-30)
      O Encontros pela diversidade, é uma iniciativa que, em conjunto com entidades e instituições de Foz do Iguaçu procura difundir o debate acerca da diversidade. Seja ela cultural, de gênero, de sexualidade ou de corpos. ...
    • Enpañol en la triple frontera IV 

      CHANCHAY, Deysi Lisseth Castro (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      La propuesta de esa acción es ofrecer la enseñanza de español, a través de cursos de niveles básico, intermedio y avanzado para a comunidad de Foz do Iguaçu y región, desde una perspectiva intercultural y con la temática ...
    • Ensinar a aprender história: teoria e prática 

      CARMO, Kauê Aguillera do; SILVA, Rogério Anderson da; COSTA SANCHES, Tiago (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      A presente curso de extensão visa oferecer uma oportunidade de qualificação profissional a professores dos anos iniciais e alunos de graduação. Tem também como intuito estabelecer contato entre a universidade e a comunidade, ...
    • Ensino de Geometria com o apoio de softwares 

      Lins, Gabriela Kaenna Zeni Navarro (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      O projeto de extensão denominado “Ensino de Geometria com o Apoio de Softwares” tem como objetivo materializar e ministrar um curso presencial introdutório à utilização de recursos tecnológicos como um suporte para o ensino ...
    • Ensino de Línguas de Fronteira através de Práticas Interdisciplinares 

      MACIEL RIVAS, Emanuela; FERNANDA MORALES, Lívia (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      Por meio deste trabalho apresentamos parte das atividades desenvolvidas pelo Ensino de Línguas de Fronteira através de práticas interdisciplinares vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Integração ...
    • Entendendo os fenômenos da natureza: Ênfase na atmosfera. 

      Agüro Dominguez, Cristhian Rolando; Calado, Vitória de Sousa; Alves, Washington Santana; Stefanello, Ana Clarissa; Scheer, Marcia Aparecida Procopio da Silva (Proex/Unila, 2018-11-30)
      O projeto de extensão "Entendendo os Fenômenos da Natureza” é vinculado aos cursos de graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – Unila, e desenvolvido em ...
    • Escola livre de teoria musical 

      OLIVEIRA, Jonathan Ramos; ARAÚJO, Eduardo da Silva; MATSCHULAT, Josias (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      A Escola Livre de Teoria Musical pretende enfrentar a falta de oferta de conhecimentos qualificados em música na região de Foz do Iguaçu. Num contexto de forte estratificação social, o conhecimento musical é oferecido ...
    • Escrita científica: Procedimentos e orientações práticas para elaboração de gêneros acadêmicos 

      FARIÑA, Rocio González; MARTINY, Franciele Maria (Proex/Unila, 2018-11-30)
      Neste trabalho apresentaremos o projeto de extensão intitulado “Escrita científica: procedimentos e orientações práticas para elaboração de gêneros acadêmicos”, que objetiva apresentar e ensinar os discentes universitários, ...
    • Español Inter/cultural online 

      Venegas Rueda, Elizabeth Shirley; Tallei, Jorgelina; Drake, Pablo Mestre (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      La propuesta de este trabajo es ofertar cursos de español como lengua adicional para público específico en la modalidad semipresencial. En un primer momento para la policía federal de Foz de Iguazú, directamente ligada al ...
    • Estou grávida e agora??......Roda de conversa 

      CHAVEZ TACAS, Liseth Rosaura; CAMPOS ARZE, Wilma Nancy (Proex/Unila, 2018-11-30)
      O presente estudo das ações de extensão tem como finalidade inserir os estudantes do curso de medicina da Universidade da Integração Latino –Americana (UNILA) em atividades com a comunidade e com as Unidades Básicas de ...
    • Eternizar-te humanização hospitalar 

      Quoos, Camila; Talavera, Elias Júnior Cardozo; Fermino, Fabiana Aidar (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      A importância da integralidade do cuidado e da promoção de saúde no contexto da tríplice fronteira motivou o desenvolvimento do Projeto de Extensão Eternizar-te Humanização Hospitalar, iniciado em 2017, o qual de modo ...
    • Formação Continuada de professores de matemática: uma ação com múltiplos enfoques 

      ROSTELATO, Andressa; SILVA, Priscila Gleden Novaes da (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      Este trabalho visa apresentar o curso de Formação Continuada de Professores de Matemática: uma ação com múltiplos enfoques que promove encontros mensais com palestras e oficinas tendo em vista a formação continuada de ...
    • Formação de Formadores: A história das resistências e da educação popular através das imagens murais na América Latina. 

      OLIVEIRA, Mariana Gomes; ARAÚJO, Dâmaris Starling Ferreira; MORALES, Lívia Fernanda (Proex/Unila, 2018-11-30)
      Este projeto tem como objetivo geral produzir uma experiência coletiva a partir do encontro entre várias entidades que trabalham a arte mural na América Latina e o Caribe, com o fim de sistematizar e consolidar um material ...
    • Formação de professores - organização de espaço e práticas laboratoriais 

      MARTINS, Camila Eduarda Alves; BECKER, Márcia Regina (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      O projeto tem como objetivo fomentar o uso de laboratórios por todas as disciplinas afins, fazendo desse espaço um ambiente de prática pedagógica experimental. Tornando o laboratório um lugar funcional, organizado e seguro ...
    • Formação para professores de arte: cinema na escola 

      SILVA, Nayara Mendi; RAMOS, Cassiano; FLORES, Virginia Osório (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      O presente projeto pretende fornecer a instrumentalização de professores da rede pública de ensino reunidos em 23 municípios da região Oeste do Paraná, pelos Núcleos Regionais de Educação de Toledo e Assis Chateaubriand ...
    • Formação política e cidadania na interface entre TAES, UNILA e Comunidade. 

      Figueiredo, Henrique Roberto; Silva, Letyza Reis Lima da; Dacas, Michele; Tonatto, Regiane Cristina (Proex/Unila, 2018-11-30)
      Dadas as demandas da greve de 2017 e os efeitos sentidos na Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), provocados pelo conturbado cenário político do Brasil entre 2017 e 2018, é que o grupo de extensionistas ...
    • Formação Política e Juventude: Cinedebate a partir do documentário "A rebelião dos pinguins" 

      PEREIRA, Noemi Ferreira Felisberto; MARTINS, Fernando José (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      Trata-se de um relato de experiência da ação vinculada ao grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa Estado, Sociedade, Trabalho e Educação (GPESTE). O evento buscou ser um espaço de debate e formação política para estudantes ...
    • Fos em FOZ: Frances para fins especificos - da escola à universidade 

      GARCIA GARCIA, Esteban Ricardo; RIBEIRO DOS SANTOS, Jocenilson (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      El proyecto de extensión “FOS em Foz: Frances para fines específicos – da escola à universidade” plantea crear y desarrollar el aprendizaje de la lengua francesa a través de dos tipos de acciones. La primera de ellas, crear ...
    • Frontera Intercultural IV 

      Hernández Ninaja, Brigitte Anggie D' La Flor; Tunubala Trochez, Camila; Amato, Laura Janaina Dias (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      El presente trabajo trata de presentar el proyecto Frontera Intercultural IV que trata de presentar nuestra diversidad cultural latinoamericana, sensibilizando estudiantes y profesores de enseño fundamental en escuelas ...
    • Fundamentos teóricos e metodológicos para o ensino-aprendizagem de astronomia 

      PINTO, Pauline A.G.; CAPISTRANO, Abraao J.S. (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      O curso Fundamentos Metodológicos para o Ensino e Aprendizagem de Astronomia é um projeto que pretende promover e incentivar o ensino de Astronomia, no Oeste de Paraná e na tríplice fronteira, com a participação da ...