Listar TCC - Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras por título
Mostrando ítems 23-41 de 41
-
Mediação da Leitura e Escrita por Meio da Literatura: uma Proposta Didática para a Comunidade Surda
(2021)O presente trabalho teve como objetivo principal refletir sobre o papel da literatura e da mediação literária para o ensino do português escrito como língua adicional para estudantes surdos e apresentar propostas didáticas ... -
Uma microestrutura infantil: dicionário pedagógico de português como LE para crianças
(2023)Visto que durante nossas pesquisas de Iniciação Científica, realizadas por três anos consecutivos, não encontramos dicionários pedagógicos de Português como Língua Estrangeira (PLE) para crianças publicados no Brasil, ... -
Mulheres Marcadas: a Ficcionalização da Violência Contra a Mulher na Literatura Brasileira
(2021)A presente pesquisa focalizou-se em realizar reflexões e análises comparativistas sobre o romance Desesterro (2015), da autora contemporânea Sheyla Smanioto que, a partir de uma narrativa povoada de personagens femininas ... -
Paisajes imaginarios de América Latina: la poesía holoscópica de Manoel de Barros.
(2019-12-09)Este estudio se propone analizar el proceso de construcción verbal de paisajes, por medio de la interpretación de imágenes sensoriales que se distribuyen en la obra poética de Manoel de Barros (1916-2014). Bajo la perspectiva ... -
Plataformas Digitais e Colaborativas no Ensino de Língua Adicional: o Uso de Miro e Figjam
(2022)O objetivo deste trabalho é apresentar as plataformas digitais colaborativas Miro e Figjam como sugestões de ferramentas digitais pedagógicas para o ensino de língua adicional. Com a evolução da tecnologia, discutir como ... -
A poética da brutalidade de Ana Paula Maia: a odisséia de Edgar Wilson entre abatedouros e corpos abatidos
(2019-07-12)Ana Paula Maia, escritora carioca contemporânea,iniciou sua carreira literária com o lançamento do livro O habitante das falhas humanas (2003); no entanto, Maia começa a ganhar prestígio no campo literário com a denominada ... -
Políticas Públicas no Ensino de Línguas no Paraná
(2023)Este estudo tem como objetivo analisar as políticas públicas do ensino de línguas no Paraná trazendo conceitos de importantes autores sobre a políticas linguísticas e o processo de institucionalização do ensino de espanhol ... -
A Presença/Ausência de Disciplinas com enfoque nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nos Cursos de Licenciatura da UNILA
(2019-12-10)O presente estudo tem como objetivo analisar a presença e a ausência de disciplinas sobre o uso de novas tecnologias nos cursos de licenciatura da Universidade Federal da Integração Latino-americana - UNILA. Este trabalho ... -
Professores em Formação: Concepções de Literatura em Práticas Didáticas de Estudantes de Licenciatura em Letras da Unila
(2022)O presente texto consiste no Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Letras - Espanhol e Português como línguas estrangeiras da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). A problemática levantada ... -
Uma Proposta de Sequência Didática para Escola do Ensino Fundamental
(2023)A região de tríplice fronteira (Brasil-Argentina-Paraguai) é marcada pelo plurilinguismo, nesse espaço a vivência cultural e linguística transcende os limites entre os países, facilita a imigração, movimenta o comércio ... -
Raça, Gênero e Discurso no Exame Celpe-Bras: um Estudo dos Elementos Provocadores
(2022)O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um estudo discursivo dos materiais da parte oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras). Ditos materiais são conhecidos ... -
Recuerdos de un Pasado Ficticio: Distorsión de la Memoria Histórica de una Nación y la Novela Núñez de Balboa. El Tesoro del Dabaibe (1940), de Octavio Méndez Pereira
(2022)Tomando en consideración que la mayor parte de la sociedad panameña confunde los orígenes históricos coloniales con las narrativas ficticias de los autores panameños (PORRAS, 2018), este estudio tiene como objetivo principal ... -
Relato de uma Professora-Pesquisadora sobre o Contexto Migratório Educacional em Medianeira: uma Reflexão sobre Acolher e Integrar na Educação Infantil
(2023)A cidade de Medianeira recebe frequentemente migrantes vindos de países vizinhos em busca de uma melhor qualidade de vida. Como, geralmente, esses migrantes vêm com a família, trazem consigo os seus filhos que precisam ... -
A Relevância dos Saberes (Sócio)Linguísticos na Prática Pedagógica do Professor Alfabetizador
(2021)Como a escola é o lugar em que os alunos irão adquirir, de forma sistemática, os recursos comunicativos que lhes darão acesso a um desempenho coeso e competente das práticas sociais especializadas, torna-se imprescindível ... -
Sequências Didáticas para o Ensino de Português como Língua de Acolhimento para Crianças
(2022)Neste trabalho se apresenta um material didático para o ensino de Português como Língua de Acolhimento para crianças da rede municipal de ensino em contexto trifronteiriço. Neste sentido, se produz material adequado para ... -
Seu futuro Agora era Previsível: a Distopia Interior do Protagonista do Romance - O Riso dos Ratos, de Joca Reiners Terron
(2022)Tanto a história escrita no século passado quanto a história que se constrói no século atual tem colocado em xeque diversos ideais utópicos e abalado a fé no progresso da humanidade. Como resultado, o medo em relação ao ... -
Teoria e Prática: a Importância do Curso Preparatório CELPE-BRAS na Unila na Formação de Professores de Línguas Estrangeiras
(2023)Este estudo foi realizado a partir da análise reflexiva sobre a participação como professora extensionista no curso de preparação para o exame Celpe-Bras entre os anos de 2019 a 2020, que prepara para o exame de certificação ... -
O Uso de Estratégias de Comunicação em Sessões de Tandem Espanhol/Português: um Estudo de Caso
(2022)A presente pesquisa se propõe a identificar as estratégias de comunicação (EsC) frequentemente utilizadas por uma parceria de tandem em encontros do projeto de extensão “Tandem en la triple frontera: aproximando línguas-culturas ... -
Vozes e Propostas para o Ensino de Literatura Infantil Na Escola
(Luana Scherer Martins, 2021-06-28)O presente trabalho pretende verificar em que medida e com qual objetivo ações de mediação de leitura literária estão presentes em uma escola de ensino fundamental no município de Foz do Iguaçu. Para tal, inicialmente, ...