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dc.contributor.authorGusmão, Leslie Luiza Pereira
dc.contributor.authorSchmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos
dc.date.accessioned2018-11-06T16:44:19Z
dc.date.available2018-11-06T16:44:19Z
dc.date.issued2018-01-15
dc.identifier.citationGUSMÃO, Leslie Luiza Pereira; SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. TEMPORALIDADE E APRENDIZAGEM HISTÓRICA NAS PROPOSTAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78041-TEMPORALIDADE-E-APRENDIZAGEM-HISTORICA-NAS-PROPOSTAS-CURRICULARES-PARA-O-ENSINO-MEDIO-NO-BRASIL>. Acesso em: 06/11/2018 16:42pt_BR
dc.identifier.issn978-85-5722-053-9
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/4207
dc.descriptionAnais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste texto é um recorte da dissertação de mestrado Orientação temporal e formação da consciência histórica: estudo de caso em propostas curriculares para o Ensino Médio. O objetivo principal da investigação foi identificar de que forma as propostas curriculares voltadas para o Ensino Médio fundamentam a problemática do tempo histórico. Assim, para responder as questões propostas foram utilizadas as teorias de Rüsen (2001; 2010). Para o desenvolvimento da investigação foi realizada pesquisa documental, cujos objetos de análise foram documentos estruturadores do Ensino Médio no Brasil. A investigação indicou que os principais documentos norteadores da aprendizagem de História no Ensino Médio não constituem reflexão sobre a construção da consciência histórica, e, apresentam uma noção de tempo histórico referenciada na teoria de Fernand Braudel, sendo que os três tipos de duração (curta, média e longa) são defendidos como as formas mais consistentes de “apreensão do tempo histórico”pt_BR
dc.description.sponsorshipUFPRpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEven3pt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectPropostas curricularespt_BR
dc.titleTemporalidade e aprendizagem Histórica nas propostas curriculares para o ensino Médio no Brasilpt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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