dc.contributor.author | Gusmão, Leslie Luiza Pereira | |
dc.contributor.author | Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2018-11-06T16:44:19Z | |
dc.date.available | 2018-11-06T16:44:19Z | |
dc.date.issued | 2018-01-15 | |
dc.identifier.citation | GUSMÃO, Leslie Luiza Pereira; SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. TEMPORALIDADE E APRENDIZAGEM HISTÓRICA NAS PROPOSTAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78041-TEMPORALIDADE-E-APRENDIZAGEM-HISTORICA-NAS-PROPOSTAS-CURRICULARES-PARA-O-ENSINO-MEDIO-NO-BRASIL>. Acesso em: 06/11/2018 16:42 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 978-85-5722-053-9 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/4207 | |
dc.description | Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este texto é um recorte da dissertação de mestrado Orientação temporal e
formação da consciência histórica: estudo de caso em propostas curriculares para o
Ensino Médio. O objetivo principal da investigação foi identificar de que forma as
propostas curriculares voltadas para o Ensino Médio fundamentam a problemática do
tempo histórico. Assim, para responder as questões propostas foram utilizadas as teorias
de Rüsen (2001; 2010). Para o desenvolvimento da investigação foi realizada pesquisa
documental, cujos objetos de análise foram documentos estruturadores do Ensino Médio
no Brasil. A investigação indicou que os principais documentos norteadores da
aprendizagem de História no Ensino Médio não constituem reflexão sobre a construção
da consciência histórica, e, apresentam uma noção de tempo histórico referenciada na
teoria de Fernand Braudel, sendo que os três tipos de duração (curta, média e longa) são
defendidos como as formas mais consistentes de “apreensão do tempo histórico” | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UFPR | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Even3 | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Propostas curriculares | pt_BR |
dc.title | Temporalidade e aprendizagem Histórica nas propostas curriculares para o ensino Médio no Brasil | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |