Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNicolini, Cristiano
dc.date.accessioned2018-11-05T16:25:17Z
dc.date.available2018-11-05T16:25:17Z
dc.date.issued2018-01-15
dc.identifier.citationNICOLINI, Cristiano. ENSINO DE HISTÓRIA REGIONAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REVENDO PROCESSOS DE PATRIMONIALIZAÇÃO DE MEMÓRIAS.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78002-ENSINO-DE-HISTORIA-REGIONAL-NOS-ANOS-FINAIS-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL--REVENDO-PROCESSOS-DE-PATRIMONIALIZACAO-DE-MEMOR>. Acesso em: 05/11/2018 16:23pt_BR
dc.identifier.issn978-85-5722-053-9
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/4171
dc.descriptionAnais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.pt_BR
dc.description.abstractJörn Rüsen (2012) aponta desafios que o ensino de História vem enfrentando e como podem levar à formação de uma consciência histórica e a uma visão humanista da realidade. O primeiro desafio são as incertezas e indefinições que se dão acerca das identidades nacionais, antes coesas e unificadas, mas hoje confrontadas com multiplicidades étnicas e sub e trans-identidades resultantes das migrações. A segunda questão desafiadora é aquela relacionada à busca de uma identidade em meio a esta multiplicidade de identidades. Afinal, quem somos em meio a estas novas identificações que caracterizam a contemporaneidade? O terceiro desafio diz respeito aos ataques à racionalidade ocidental, tirando a sustentação e a estabilidade de antigas concepções e verdades que são contestadas por estudos pós-coloniais e pós-modernos. O quarto desafio reside no novo trato com a natureza, uma relação que se redesenha e envolve as múltiplas identidades frente aos problemas ambientais e as possíveis soluções, que agora despertam também uma reconfiguração da História em relação ao meio naturalpt_BR
dc.description.sponsorshipUFSMpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEven3pt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.titleEnsino de História Regional nos Anos Finais do Ensino Fundamental: revendo processos de patrimonialização de memóriaspt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples