Navegação Congresso Internacional das Jornadas de Educação História - teoria, pesquisa e prática por título
Itens para a visualização no momento 26-45 of 56
-
História da cidade nas narrativas de Jovens Escolarizados
(Even3, 2018-01-15)Esta comunicação apresenta os resultados da pesquisa de doutorado desenvolvida no Programa em Educação, na linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino, da Universidade Federal do Paraná. A pesquisa analisou, entre outros ... -
A História da Vida como metodologia para o ensino de História
(Even3, 2018-01-15)As metodologias utilizadas em sala de aula, mais especificamente no que se refere ao Ensino de História, representam basicamente a forma como o professor demonstra sua concepção histórica. Muitas são as possiblidades ... -
História difícil: a presença das emoções nas narrativas orais
(Even3, 2018-01-15)A história difícil, segundo Bodo von Borries (2016) é aquela que trata de fatos que envolvem conflitos diretos ou indiretos que necessariamente exigem uma análise e posicionamento sobre os acontecimentos e sujeitos ... -
A História Ensinada em manuais do Ensino Médio: estudo comparativo acerca do repertório imagético sobre indígenas de uma mesma obra publicada no PNLEM História 2008 e PNLD História 2015
(Even3, 2018-01-15)A partir da discussão acerca da inclusão étnica, levantada com a aprovação da lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Africana e Afro- brasileira nas salas de aula, em 2008 foi aprovada a ... -
História local e consciência histórica: uma revisão bibliográfica
(Even3, 2018-01-15)Esta comunicação é resultado de uma investigação de mestrado em fase inicial de desenvolvimento que tem como tema principal a relação entre História Local e Consciência Histórica de jovens estudantes de São José dos ... -
A importância do PIBID na formação de professores
(Even3, 2018-01-15)O texto relata uma experiência de ensino, vivida durante a participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de História, na Escola de Educação Básica Valesca Carmen Resk Parizotto, ... -
Os interesses sociais e as relações de poder voltadas as questões indígenas
(Even3, 2018-01-15)Esta pesquisa foi desenvolvida sob o aporte teórico e metodológico da Educação Histórica, cujos fundamentos científicos estão pautados na epistemologia da História e na teoria da Consciência Histórica (RÜSEN, 2010). Por ... -
Interpretaciones de Historia y Memoria del Conflicto Armado Colombiano como Disputa de Hegemonía
(Even3, 2018-01-15)Sobre el origen del actual conflicto armado que hay en Colombia existe un debate abierto en la búsqueda de establecer su origen y sus causas o los elementos fundacionales que lo generaron. Los análisis desarrollados, que ... -
Interpretações de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental aceca de Fontes históricas propostas no livro ditático de História
(Even3, 2018-01-15)O presente artigo possui como finalidade apresentar a pesquisa que está sendo desenvolvida no Mestrado em História Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL) sob orientação da Professora Doutora Marlene Rosa ... -
Investigando conceitos substantivos em fontes históricas: reflexões a respeito da identificação de conceitos em sua historicidade
(Even3, 2018-01-15)O texto apresentará uma das análises desenvolvidas na pesquisa intitulada “Consciência Histórica e Identidade: construção do conhecimento histórico no cotidiano escolar”, realizada em duas escolas públicas do estado de ... -
Jovens estudantes do ensino médio e a constituição de sentidos em relação à História da cidade de Curitiba
(Even3, 2018-01-15)Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a segunda e a terceira parte do estudo piloto, que norteia a dissertação de mestrado com o título Consciência histórica e atribuição de sentidos: perspectivas de jovens ... -
Juventude cibernativa e as novas relações com o ensino e a aprendizagem
(Even3, 2017-01-15)O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o processo de ensino e aprendizagem no contexto da cibercultura, formadora de uma nova subjetividade coadunada a pós- modernidade, expressa pela juventude contemporânea. ... -
La historia argentina reciente en la escuela secundaria: modos de nombrar y abordar la última dictadura
(Even3, 2018-01-15)En este trabajo analizo la historia argentina reciente en el nivel secundario tomando particularmente los modos de nombrar y trabajar la última dictadura (1976-1983) presentes tanto en los contenidos curriculares como ... -
Lacunas e possibilidades da aprendizagem histórica na Educação Infantil
(Even3, 2017-01-15)O reconhecimento das crianças pequenas como cidadãs e a garantia de seu direito a educação são conquistas recentes 3 e estão relacionadas a trajetória de lutas e reivindicações dos movimentos sociais e também dos/as ... -
Leituras do passado e disputas de memória: representações sociais do Vale do Paraíba
(Even3, 2018-01-15)Em dezembro de 2016, uma reportagem de The Intercept Brasil denunciou a prática de encenação dos tempos de escravidão, que permitia que turistas fossem servidos por pessoas negras vestidas como escravas sem qualquer ... -
Letramento Histórico em Museus: análise de uma experiência educativa realizada no Memorial Minas Gerais Vale
(Even3, 2018-01-15)A educação realiza-se em vários ambientes sociais e culturais. A própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional considera que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem não somente nas instituições ... -
Memória dos Povos do Campo no entorno do Colégio Estadual do Campo cornélio Pires Rebeiro, Pinhão (PR): um estudo na perspectiva na Educação Histórica
(Even3, 2018-01-15)A educação do homem do campo tem sua complexidade no contexto das suas memórias que fazem como que ele faça suas coisas do cotidiano, planeje seu futuro, percorra os caminhos da roça no sentido dos caminhos da vida, ... -
Memória e esquecimento de Moisés Bertoni
(Even3, 2018-01-15)A memória é hoje, tema de interesse vasto e crescente nas áreas sociais e, longe de ser estudada como uma mera condição biológica dá lugar a alternativas tornando-se sinônimo da disciplina de História. A maior parte dos ... -
Noções de Jovens sobre a Política no Futebol: a experiência do Grupo Focal
(Even3, 2018-01-15)A influência histórico-política dos clubes de futebol no Brasil circunda os mais variados aspectos do imaginário popular. O cruzeirense não vota no ex-presidente do Atlético Mineiro que concorre à vaga de governador do ... -
Padre Antônio Vieira e o Estudo do Brasil Colonial: Os Sermões como fontes Históricas e ferramentas didáticas
(Even3, 2018-01-15)Essa comunicação foi construída tendo como base um conjunto de experiências oriundas da prática docente na universidade. Formulada como estratégia didática para uma disciplina sobre História do Brasil Colônia, a utilização ...