Formação permanente de educadores(as) e a apropriação pedagógica das TICs: relatos de uma experiência extensionista
Fecha
2017Autor
Malaggi, Vitor
Siementkowski, Bruna Carolina
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O artigo apresenta e discute os resultados alcançados na Ação de
Extensão “Oficinas de TICs e Planejamento Pedagógico”, vinculada ao Programa
“Formação permanente de educador@s: saberes e práticas necessárias à docência na
cultura digital”. A atividade extensionista foi realizada com professores(as) da
Educação Básica da Rede Municipal de Florianópolis, visando a apropriação
pedagógica das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) pelos sujeitos
participantes. Em síntese, percebemos na práxis extensionista o potencial da
dimensão autoral e colaborativa das TICs no ensino-aprendizagem, bem como a
importância da intencionalidade pedagógica no trabalho com tais artefatos
tecnológicos. Contudo, tais potenciais ainda encontram resistências no contexto
escolar, principalmente pelas compreensões instrumentais das TICs na Educação