dc.contributor.author | Palma, Lorena Cristina Romero | |
dc.contributor.author | Carvalho, Marcelo Alves de | |
dc.contributor.author | Santos, Silvia Alves dos | |
dc.date.accessioned | 2017-11-27T18:37:57Z | |
dc.date.available | 2017-11-27T18:37:57Z | |
dc.date.issued | 2014-10 | |
dc.identifier.issn | 2316-8285 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/2992 | |
dc.description | Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta os resultados parciais de uma investigação sobre as
impressões dos bolsistas do Pibid/UEL-Física, sobre o Pibid e o estágio supervisionado. Os bolsistas
foram questionados sobre o que aprenderam nas atividades do Pibid e no estágio. A partir da análise,
feita com base nos saberes docentes de Tardif, constatamos que ao falarem sobre o Pibid os saberes
experienciais aparecem com muita ênfase. Ao falarem sobre o estágio, os saberes da formação
profissional são muito citados e comentados. Percebemos que tanto os saberes curriculares quanto os
saberes disciplinares não foram citados em nenhum dos dois contextos. Tal fato será investigado no
andamento da pesquisa. Em suma, o Pibid e o estágio têm características e objetivos semelhantes,
porém os saberes docentes que são mobilizados e compartilhados em cada um dos contextos são
distintos, mas ao mesmo tempo complementares para uma sólida formação inicial do futuro professor | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Unila | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) | pt_BR |
dc.subject | Estágios | pt_BR |
dc.title | O PIBID e o estágio supervisionado na formação do professor de física: uma análise a partir dos saberes docentes | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |