O PIBID e o estágio supervisionado na formação do professor de física: uma análise a partir dos saberes docentes
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Data
2014-10Autor
Palma, Lorena Cristina Romero
Carvalho, Marcelo Alves de
Santos, Silvia Alves dos
Metadata
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O presente trabalho apresenta os resultados parciais de uma investigação sobre as
impressões dos bolsistas do Pibid/UEL-Física, sobre o Pibid e o estágio supervisionado. Os bolsistas
foram questionados sobre o que aprenderam nas atividades do Pibid e no estágio. A partir da análise,
feita com base nos saberes docentes de Tardif, constatamos que ao falarem sobre o Pibid os saberes
experienciais aparecem com muita ênfase. Ao falarem sobre o estágio, os saberes da formação
profissional são muito citados e comentados. Percebemos que tanto os saberes curriculares quanto os
saberes disciplinares não foram citados em nenhum dos dois contextos. Tal fato será investigado no
andamento da pesquisa. Em suma, o Pibid e o estágio têm características e objetivos semelhantes,
porém os saberes docentes que são mobilizados e compartilhados em cada um dos contextos são
distintos, mas ao mesmo tempo complementares para uma sólida formação inicial do futuro professor