Formação docente e sustentabilidade com a metodologia de ensino experimental
Visualizar/ Abrir
Data
2014-10Autor
Galeski, Thomas Romano Cavalett
Cardoso, Thiago José
Souza, Paulo Nunes de
Bornholdt, Vinicius Gibran Gehlen
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este artigo tem por objetivo fazer um relato da experiência dos bolsistas do Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID; o trabalho realizado com o corpo discente do
Ensino Médio do Colégio Estadual João Bettega, de Curitiba, consiste em aulas experimentais de
física. Com materiais simples, do dia a dia desses alunos, foi abordada a importância da preservação
do meio ambiente além de procurar unir o estudo teórico com o experimental, implementando a
interação entre os estudantes e, assim, melhorando o desenvolvimento interpessoal da turma e
promovendo a experiência para os futuros professores (bolsistas do PIBID). Os resultados indicaram
que a utilização de experimentos no ensino de física é favorável para o melhor aproveitamento dos
conteúdos abordados, o que sugere que isto possa ser aplicado às áreas onde possam-se utilizar de
experimentações, em especial de forma dinâmica