Formação docente: a importância do Pibid através do subprojeto de educação física na Escola Municipal Professora Senhorinha Miranda Mendes Em Palmas-PR
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Data
2014-10Autor
Bonafé, Priscila de Lima
Ruaro, Márcio Flávio
Ribeiro, Cezar Grontowski
Metadata
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O presente artigo apresenta como tema a importância do Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação docente, através do subprojeto de
Educação Física desenvolvido na Escola Municipal Professora Senhorinha Miranda Mendes
em Palmas-PR. Objetivos: Oferecer experiências pedagógicas aos acadêmicos do curso de
licenciatura em Educação Física do Instituto Federal do Paraná – IFPR Campus Palmas; -
Melhoria dos processos de formação dos discentes do curso de Educação Física do IFPR
Câmpus Palmas; Refletir acerca dos impactos da experiência de inserção no espaço escolar
dos acadêmicos do curso de Educação Física - IFPR, durante a participação como bolsistas
no PIBID; Buscar a valorização da Educação Física enquanto elemento pedagógico e
consistente no ambiente educacional e integrar os esforços das instituições de ensino
fundamental nas séries iniciais com o Instituto Federal do Paraná. A metodologia adotada foi
um enfoque qualitativo. O problema de pesquisa foi: Quais os impactos da experiência de
inserção no espaço escolar doss acadêmicos de Educação Física, durante a participação como
bolsistas no PIBID, considerando a formação inicial à docência? Conclui-se que a
participação no PIBID contribuiu significativamente na formação profissional e pessoal dos
acadêmicos, destacando que a construção e produção dos saberes durante o período são de
suma importância para formação docente. Pois, as aprendizagens elaboradas servirão como
subsídios para as práticas docentes futuras