dc.contributor.author | Ventura, Maria Domingos Pereira | |
dc.contributor.author | Saporiti, Cristopher Kovalski | |
dc.contributor.author | Forteski, Eliane | |
dc.contributor.author | Guimarães, Selma Paula Lemos | |
dc.date.accessioned | 2017-10-27T19:40:11Z | |
dc.date.available | 2017-10-27T19:40:11Z | |
dc.date.issued | 2014-10 | |
dc.identifier.issn | 2316-8285 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/2825 | |
dc.description | Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente relato visa socializar a importância de relacionar teoria e prática em sala de aula
para a constituição de cidadãos críticos e autônomos ao longo do processo educacional. Partindo de
uma pesquisa sobre o grêmio estudantil, motivou-se a concretização do mesmo numa escola que desde
a sua criação não havia constituído o mesmo. Todo o trabalho foi conduzido pela disciplina de
Filosofia, apoiado pela disciplina de história e contou com a participação dos estagiários do PIBID que
se colocaram a disposição dos alunos para assessorá-los e partilhar suas experiências como membros
de um grêmio estudantil. Foram meses trabalhosos para todos, mas extremamente gratificantes. A
atividade que culminou com a constituição do Grêmio Estudantil foi a oportunidade de ensinar a
nossos alunos como fazer o processo político de forma ética visando o bem comum | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Unila | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Grêmio estudantil | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) | pt_BR |
dc.title | Filosofia política, da teoria à prática: o grêmio estudantil, espaço privilegiado para o exercício da cidadania no cotidiano escolar | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |