Filosofia política, da teoria à prática: o grêmio estudantil, espaço privilegiado para o exercício da cidadania no cotidiano escolar
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Data
2014-10Autor
Ventura, Maria Domingos Pereira
Saporiti, Cristopher Kovalski
Forteski, Eliane
Guimarães, Selma Paula Lemos
Metadata
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O presente relato visa socializar a importância de relacionar teoria e prática em sala de aula
para a constituição de cidadãos críticos e autônomos ao longo do processo educacional. Partindo de
uma pesquisa sobre o grêmio estudantil, motivou-se a concretização do mesmo numa escola que desde
a sua criação não havia constituído o mesmo. Todo o trabalho foi conduzido pela disciplina de
Filosofia, apoiado pela disciplina de história e contou com a participação dos estagiários do PIBID que
se colocaram a disposição dos alunos para assessorá-los e partilhar suas experiências como membros
de um grêmio estudantil. Foram meses trabalhosos para todos, mas extremamente gratificantes. A
atividade que culminou com a constituição do Grêmio Estudantil foi a oportunidade de ensinar a
nossos alunos como fazer o processo político de forma ética visando o bem comum