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dc.contributor.authorSantos, Joel Silva dos
dc.contributor.authorSouza, Roberto Martins de
dc.date.accessioned2017-10-24T16:45:05Z
dc.date.available2017-10-24T16:45:05Z
dc.date.issued2014-10
dc.identifier.issn2316-8285
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/2758
dc.descriptionAnais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo compreender o papel emancipador da escola do campo na construção do conhecimento sobre as transformações sociais ocorridas no espaço do Campo/Ilhas, no âmbito das comunidades tradicionais pesqueiras da Ilha de Superagui, litoral do Paraná, bem como colaborar ativamente no processo de construção identitária do referido grupo social. A criação do Parque Nacional, naquela região, ampliou o processo de ocultamento dos sujeitos, devido ás intervenções ambientais conflituosas, que cercearam as práticas sociais tradicionais, refletindo na desorganização social dos habitantes daquela comunidade, inviabilizando a reprodução dos saberes das gerações anteriores á geração atual, no âmbito da categoria de pescadores artesanais. Para reverter esse processo de recrudescimento de direitos, a escola do campo, por meio da concepção da Educação do Campo cumpre papel fundamental no reconhecimento dos sujeitos, integrando comunidade/escola, num esforço de preservar a identidade, cultura e territóriopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUnilapt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectTerritório - identidadept_BR
dc.subjectIlha de Superaguipt_BR
dc.titleEducação do campo na Ilha De Superagui: a emancipação social passa pela escolapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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