Educação do campo na Ilha De Superagui: a emancipação social passa pela escola

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Data

2014-10

Autores

Santos, Joel Silva dos
Souza, Roberto Martins de

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Editor

Unila

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compreender o papel emancipador da escola do campo na construção do conhecimento sobre as transformações sociais ocorridas no espaço do Campo/Ilhas, no âmbito das comunidades tradicionais pesqueiras da Ilha de Superagui, litoral do Paraná, bem como colaborar ativamente no processo de construção identitária do referido grupo social. A criação do Parque Nacional, naquela região, ampliou o processo de ocultamento dos sujeitos, devido ás intervenções ambientais conflituosas, que cercearam as práticas sociais tradicionais, refletindo na desorganização social dos habitantes daquela comunidade, inviabilizando a reprodução dos saberes das gerações anteriores á geração atual, no âmbito da categoria de pescadores artesanais. Para reverter esse processo de recrudescimento de direitos, a escola do campo, por meio da concepção da Educação do Campo cumpre papel fundamental no reconhecimento dos sujeitos, integrando comunidade/escola, num esforço de preservar a identidade, cultura e território

Descrição

Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014

Palavras-chave

Educação do campo, Território - identidade, Ilha de Superagui

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