dc.description.abstract | Este trabalho traz o relato de uma oficina desenvolvida pelos acadêmicos bolsistas do
PIBID/Matemática, no Colégio Estadual Professor Eugênio Malanski na cidade de Ponta Grossa- PR. A
proposta da oficina foi organizar uma sequência didática para a construção de polígonos regulares com os
alunos do 8o ano D do Ensino Fundamental. As construções desenvolvidas foram: triângulo, quadrado,
pentágono, hexágono, heptágono, octógono, eneágono, decágono, dodecágono, pentadecágono e icoságono.
Esta oficina teve como objetivos possibilitar a compreensão dos conceitos de polígonos regulares por meio
da construção prática e da visualização com o auxilio do compasso, transferidor e a régua, além de estimular
a criatividade dos alunos. As construções ocorreram durante as aulas de matemática, buscando sempre
instigar os alunos a participarem da atividade explorando seus conhecimentos prévios e buscando ampliá-los
para novos conceitos matemáticos | pt_BR |