Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 10
A formação de leitores do 7o ano do ensino fundamental a partir do uso do conto em sala de aula
(2014-10)
A literatura em sala de aula é motivo de questionamento por grande parte dos professores. Como trabalhar a
literatura com os alunos? Como garantir a compreensão do texto lido? Como formar alunos leitores? A partir
de ...
Proposta para construção de material didático-pedagógico para o ensino de geografia: calendário do tempo
(Unila, 2014-10)
Atualmente, há necessidade de reinventar materiais didáticopedagógicos que facilitem a
compreensão de conteúdos em geografia. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a
importância da ...
Relato de experiência oficina de geologia aplicada ao terceiro ciclo do ensino fundamental
(Unila, 2014-10)
O trabalho a seguir foi feito baseado em uma expêriencia junto aos alunos do ensino
fundamental do 6o ano, com o intuito de fixar melhor o conteudo de geociências: Tectônica de
placas e Vulcanismo, complementando o ...
Um relato de iniciação à docência
(Unila, 2014-10)
Este texto é um relato das atividades desenvolvidas no Projeto Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência – PIBID Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná no Colégio
Estadual Ieda Baggio Mayer – Ensino ...
Motivando a leitura: um percurso possível para o letramento literário
(Unila, 2014-10)
Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa feita a partir do Subprojeto
PIBID Letras-Português da Universidade Estadual de Maringá, no qual propomos várias
ações para o letramento literário, sendo que, para ...
Projeto de apoio pedagógico no colégio estadual do campo bom jesus: a sala de aula como espaço formativo dos Pibidian@s
(Unila, 2014-10)
O Projeto de Apoio Pedagógico (PAP) visa a formação e capacitação de futuros professores
via a união da teoria e prática pedagógica tendo a sala de aula como espaço formativo dos bolsistas do
Programa Institucional de ...
Fisiologia vegetal do estômato na prática - relato de experiência
(Unila, 2014-10)
Uma das maiores dificuldades encontradas na educação básica de ensino consiste em
desenvolver atividades práticas que despertem a curiosidade dos alunos. O PIBID Ciências Biológicas
desenvolve uma série de atividades nas ...
Influências nas ideias de estudantes do 5o ano do ensino fundamental sobre ciências
(Unila, 2014-10)
O presente artigo apresenta e discute as ideias sobre ciências, expressas por meio de
desenhos, de estudantes do 5o ano do ensino fundamental (EF) de uma escola da rede pública
municipal da cidade Londrina – Paraná. ...
Sociologia do desenho animado: a transposição dos conceitos sociológicos para o ensino fundamental
(Unila, 2014-10)
O objetivo deste pôster é relatar a experiência da organização do projeto de oficinas intitulado
“Sociologia do Desenho Animado” que ocorreu na II Jornada de Humanidades no Colégio Estadual
Benjamin Constant situado na ...
Uma experiência de revisão de conteúdos por meio de atividades lúdicas
(Unila, 2014-10)
Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência sobre a aplicação de uma atividade
desenvolvida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID),
com o auxílio da professora ...